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Amazonas

Ufam desenvolve protótipo de Segurança Ativa Anticolisão para motocicletas

O projeto traz um avanço significativo para a segurança no trânsito e apresenta uma proposta para a redução de acidentes.

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), desenvolveu um protótipo de Segurança Ativa Anticolisão para Motocicletas. O projeto, desenvolvido pelos pesquisadores Luiz Adriano Simas da Silva e Dércio Luiz Reis, foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sob o número BR 20 2024 018551 5, traz um avanço significativo para a segurança no trânsito e apresenta uma proposta para a redução de acidentes.

De acordo com o pesquisador, professor Dércio Luiz Reis, o aumento do uso de motocicletas como meio de transporte tem sido acompanhado por uma preocupante elevação nos índices de acidentes envolvendo esses veículos. O Protótipo de Segurança Ativa Anticolisão surge como uma resposta a esse desafio, aplicando tecnologia de ponta para minimizar colisões e proteger a vida dos motociclistas. Trata-se do desenvolvimento de um sistema inteligente que utiliza sensores avançados para identificar potenciais colisões antes que elas ocorram, a partir do uso de engenharia de produção aplicada, possibilitando um design funcional e de fácil adaptação em diferentes modelos de motocicletas.

“Por meio de sensores inteligentes e um sistema de alerta em tempo real, o dispositivo é capaz de detectar situações de risco iminente, reduzindo significativamente a chance de colisões e impactos severos. Essa inovação coloca a Ufam na vanguarda da pesquisa aplicada à mobilidade segura, promovendo avanços que beneficiam diretamente a sociedade”, destacou o pesquisador.

O sistema atua preventivamente, alertando os motociclistas sobre obstáculos e riscos à frente, além da redução de colisões em vias urbanas e rodovias, mitigando os efeitos de frenagens bruscas e falhas humanas. Dércio Reis falou ainda da inspiração e dos desafios durante o processo de criação do protótipo.

“Como piloto de motocicletas há mais de quatro décadas, sei dos riscos que envolvem o seu uso. Sempre pensei em como melhorar a segurança dos usuários de motos e vi que as tecnologias que estão disponíveis hoje, viabilizaram o desenvolvimento do Projeto. Este tipo de dispositivo já existe em motocicletas de alto custo e o nosso desafio era desenvolver um protótipo de baixo custo, que resultasse em um produto viável para ser incorporado em modelos de motos populares. Pesquisar as tecnologias disponíveis, selecionar os dispositivos a serem usados, a linguagem de programação e as rotinas de inteligência artificial a serem empregadas, foi uma oportunidade de crescimento para todos os envolvidos no Projeto. Transformar o conhecimento acadêmico em benefícios diretos para a sociedade é um dos desafios da Academia”, enfatizou o docente.

Impactos e Benefícios

A pesquisa mostrou que os riscos no uso de motocicletas são maiores do que de outros meios de transporte. Segundo o professor Dércio Reis, reduzir as ocorrências de acidentes e minimizar as suas consequências é uma contribuição que o protótipo pode oferecer, pois ele avisa a proximidade de outros veículos ou a possibilidade de colisão, permitindo que o condutor exerça uma ação defensiva, que proteja sua integridade. “Queremos que a incorporação deste produto permita que mais pessoas retornem com saúde para suas casas. Outro impacto direto é na diminuição dos custos hospitalares e da sobrecarga nos sistemas de saúde com a redução de acidentes graves, além da melhoria da qualidade de vida dos motociclistas, oferecendo maior segurança, confiança na condução e contribuindo para um trânsito mais seguro e eficiente”, disse.

Relevância para a Região Amazônica

O projeto está alinhado às necessidades locais, considerando as condições de tráfego da região Norte e os desafios específicos enfrentados pelos motociclistas. Possibilidade de parcerias com órgãos de trânsito e segurança pública para a implementação do sistema em larga escala. “ No nosso caso, o problema era a segurança na pilotagem de motos e a importância das motos para o Polo Industrial de Manaus (PIM). O polo de duas rodas da indústria brasileira está no Amazonas. As empresas do setor têm uma grande importância econômica para nossa região e geram uma grande quantidade de postos de trabalho. O desenvolvimento de produtos que incorporem mais segurança para as motocicletas, terá um efeito positivo no crescimento do seu uso. Desta forma, esta é uma ação em que, um trabalho acadêmico, atua de forma direta com interesses e necessidades reais da sociedade. Esperamos que o protótipo possa despertar o interesse de investidores e seja disponibilizado ao mercado, por um valor acessível, para ser incorporado em modelos de motocicletas mais populares. Costumo dizer aos alunos de pós-graduação que o primeiro passo para termos uma pesquisa relevante é olharmos para a sociedade e identificarmos um problema que mereça ser resolvido”, ressaltou o pesquisador.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), professor Marcelo Albuquerque de Oliveira, o protótipo reafirma o compromisso da Ufam com a inovação. “O desenvolvimento desse protótipo reforça o compromisso do PPGEP/Ufam com a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica, oferecendo soluções concretas para problemas reais da sociedade. A Universidade segue investindo no avanço da Engenharia de Produção, promovendo impacto positivo na segurança, mobilidade e qualidade de vida da população, finalizou o coordenador.


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