Conecte-se conosco

Amazonas

Tribunal de Justiça do Amazonas chama atenção para tentativa de fraude contra credores de precatórios

O Tribunal informa que não “exige depósitos prévios como condição para liberar precatórios.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) publicou nota oficial, em seu site, chamando a atenção para uma tentativa de golpes contra um credor de precatório, que recebeu um e-mail com um alvará falso, com notificação para realizar pagamento para resgatar o valor total do crédito.

“Tendo em vista recente tentativa de fraude em que determinado credor de um precatório recebeu um e-mail contendo suposto alvará judicial, notificando-o a realizar prévio depósito de dinheiro para resgatar o valor integral do crédito”, o TJAM informa que não envia e-mails aos credores de precatórios sobre eventuais pagamentos.

O Tribunal também informa que não “exige depósitos prévios como condição para liberar tais créditos. Tais pagamentos sempre ocorrem mediante transferência bancária e após intimação dos advogados (e não das partes) pelos canais oficiais, notadamente o Diário da Justiça Eletrônico (DJE) e o portal de intimação do TJAM”.

Brasileiros que esperam há anos para receber o dinheiro de indenizações na Justiça estão sendo vítimas desse tipo de golpe. Criminosos usam o nome de terceiros e cobram para, supostamente, liberar o pagamento.

Precatórios são valores determinados por sentenças judiciais em processos contra municípios, estados ou a União, em decisões definitivas, quando não há mais possibilidade de recursos, em caso de vitória do cidadão. São processos longos, que podem levar anos e envolvem indenizações altas.

O contato dos criminosos chega pelo correio ou por mensagens de texto, áudio e vídeo enviados para o celular. O golpista diz que consegue liberar o dinheiro do precatório, mas, para isso, a vítima precisa fazer um pagamento.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 4 =