Conecte-se conosco

Amazonas

TRE-AM cassa registro de candidatura do prefeito reeleito de Coari, Adail Filho, e determina nova eleição

No entendimento dos juízes eleitorais a reeleição de Filho configura um terceiro mandato consecutivo da mesma família na prefeitura do município, o que é proibido pela legislação eleitoral.

O prefeito reeleito de Coari (AM), Adail Filho (Progressista), teve o registro de candidatura cassado, nesta sexta-feira (18), por unanimidade, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A corte determinou também que uma nova eleição municipal deverá ser realizada no prazo de 20 a 40 dias.

No entendimento do colegiado do TRE-AM, Adail Filho não pode seguir como líder do Poder Executivo de Coari devido a legislação eleitoral proibir que integrantes do mesmo núcleo familiar exerçam mandatos por mais de duas legislaturas consecutivas. Em 2012, Adail Pinheiro, pai do atual prefeito, ganhou a eleição para prefeitura do município até ser ser cassado pela Justiça, em 2014. Dois depois, Adail Filho é eleito prefeito de Coari, em 2016, e posteriormente garante a reeleição no primeiro turno do pleito deste ano, o que para os juízes eleitorais do TRE-AM configura como um terceiro mandato seguido da mesma família no poder.

O TRE-AM julgou um recurso movido pela Coligação Ficha Limpa para Coari e pelo candidato a prefeito do município Robson Tiradentes (PSC). Eles contestam a decisão do juiz Fábio Alfaia, da 8ª Zona Eleitoral, que deferiu o registro de candidatura de Adail Filho, no dia 14 de novembro.

O presidente da Câmara Municipal de Coari deve assumir o comando da prefeitura de Coari até a posse do novo prefeito que será definido na eleição suplementar.