Amazonas
Tentativas de fraudes digitais crescem 36,7% no Amazonas no 1º semestre de 2025, aponta levantamento da Serasa Experian
Estado registrou 115.887 ocorrências, com avanço acima da média nacional.

O Amazonas registrou 115.887 tentativas de fraude digital barradas no primeiro semestre de 2025, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. A alta foi de 36,7% em relação ao mesmo período do ano passado, bem acima da média nacional de 29,5%.
Na região Norte, o avanço também foi significativo, com aumento de 34,6%. O Pará liderou em número de ocorrências, com 231 mil, seguido do Amazonas (115,8 mil) e Rondônia (51,3 mil). Já Acre (21,8 mil), Amapá (19,9 mil) e Roraima (14,3 mil) figuraram entre os menores volumes.
No Brasil, foram 6.937.832 tentativas de fraude registradas de janeiro a junho, o que equivale a uma ocorrência a cada 2,3 segundos. O avanço representa 29,5% a mais que no mesmo período do ano passado.
Mais da metade das ações criminosas (53,7%) teve como alvo bancos e emissores de cartões, com média de uma ocorrência a cada 4,2 segundos. Outros segmentos também apresentaram crescimento expressivo: telefonia (+50%), serviços (+30,2%), financeiras (+25,5%) e varejo (+11,7%).
Para o diretor de Autenticação e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Caio Rocha, a concentração dos ataques no sistema financeiro está ligada ao retorno financeiro rápido. “Ao invadirem contas bancárias, obter dados de cartões ou contratar crédito em nome de terceiros, os criminosos aplicam golpes que podem render valores mais altos, com baixo risco de exposição”, explicou.
Para o diretor, o aumento acompanha tanto a digitalização quanto a sofisticação das técnicas usadas por criminosos. “Esse cenário exige soluções em múltiplas camadas, com verificação de identidade, biometria e análise de comportamento em tempo real. Ao mesmo tempo, é fundamental que consumidores estejam preparados para se proteger”, destacou Rocha.
Por isso, a recomendação é adotar múltiplas camadas de segurança, como biometria, verificação de identidade e monitoramento em tempo real. A empresa reforça ainda a importância da conscientização do consumidor: usar senhas fortes, desconfiar de links suspeitos, monitorar o CPF e nunca fornecer códigos de acesso fora dos canais oficiais.
Perfil
Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o número de golpes direcionados a pessoas com até 25 anos cresceu 50,2% em abril de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado. A mudança de foco dos criminosos revela uma dinâmica nas estratégias de ataque que se voltam a perfis altamente conectados e com menor histórico financeiro. O levantamento ainda aponta que o país registrou 1.101.410 tentativas de fraude no mês, o equivalente a uma a cada 2,4 segundos — volume que mantém o patamar acima de 1 milhão desde janeiro.
Os adultos economicamente ativos continuaram sendo o principal foco dos golpistas. Em abril, a faixa etária de 36 a 50 anos foi a mais atingida pelas tentativas de fraude, respondendo por um terço (33%) das ocorrências detectadas. Em seguida, aparecem os grupos de 26 a 35 anos (26,3%) e aqueles com até 25 anos (15%).
No entanto, na comparação com abril de 2024, o maior crescimento proporcional foi registrado entre os mais jovens: a participação das vítimas com até 25 anos aumentou 50,2%, revelando um movimento preocupante de ampliação do alcance das fraudes entre pessoas com menor histórico de crédito ou menor exposição anterior. As faixas de 26 a 35 anos e 36 a 50 anos também apresentaram altas significativas, de 38,2% e 26,8%, respectivamente.
Entre os públicos mais velhos, a participação de 51 a 60 anos cresceu 21,1%, enquanto o grupo acima de 60 anos teve aumento de 11,7% no período, reforçando que, embora com menor volume total, os fraudadores seguem mirando perfis mais vulneráveis em termos de experiência digital ou acesso à informação.
Veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.
Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente
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