Conecte-se conosco

Amazonas

Tanara Lauschner é nomeada e toma posse como reitora da Ufam na próxima sexta-feira (04/07)

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Tanara Lauschner para o cargo de reitora da instituição.

tanara-lauschner-e-geone-maia-

A reitora eleita da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tanara Lauschner, toma posse em cerimônia de transmissão de cargo nesta sexta-feira, dia 4 de julho de 2025, às 19h, no Auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Bairro Coroado I, em Manaus.

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Tanara Lauschner para o cargo de reitora da instituição, para o mandato de quatro anos, no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (02/07).

Tanara Lauschner venceu o segundo turno da consulta acadêmica e foi eleita reitora da instituição. Ela concorreu pela chapa “Mudança!”, ao lado do professor Geone Maia Corrêa, eleito vice-reitor, e obteve 53,56% dos votos.

A nova reitora possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam (1998), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2002) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUCRJ (2010).

É professora do Instituto de Computação da Ufam desde 2002, foi Pró-reitora de Inovação Tecnológica da Ufam, foi Diretora do Instituto de Computação/Ufam (2017-2021). Contribuiu para a criação do PPGI/Ufam, o primeiro programa de pós-graduação em informática do Norte, atualmente nível 6. Participou da revisão da Lei de Informática (8.387/1991), onde defendeu a destinação obrigatória de 0,4 dos investimentos para instituições públicas.

Atuou na concepção, pesquisa e desenvolvimento de projetos sob essa lei, incluindo a coordenação geral do Projeto SUPER – Projeto Samsung/Ufam de Educação e Pesquisa (2020-2023). Engaja-se na inclusão de mulheres na ciência, sendo consultora voluntária do Programa Meninas Digitais e cofundadora do Cunhantã Digital.

Também atuou na criação do ICOMP-Tech, um laboratório incubadora de startups tecnológicas reconhecidas nacional e internacionalmente. Foi Coordenadora do Fórum da Internet no Brasil (2019-2023), promovendo uma internet diversa, inovadora e alinhada aos princípios de liberdade e direitos humanos. Colaborou na concepção dos editais para Centros Avançados de Inteligência Artificial, financiados pela FAPESP e CGI.br.

Foi eleita pela comunidade mundial de computação para fazer parte do Board da Association for Computing Machinery (ACM).Foi conselheira do Comitê Gestor da Internet-CGI.br (2017 a 2023), do Conselho de Administração da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM) (2020-2023), do Conselho de Administração da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro Softex (2021-2023), foi Membro do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA) (2021-2025).

Tem experiência na área de Ciência da Computação atuando principalmente nos seguintes temas: privacidade e proteção de dados pessoais, ética em computação, informática na educação e mulheres na ciência.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =