Conecte-se conosco

Amazonas

Surto de Covid em cidade peruana na fronteira com o Amazonas preocupa autoridades

Cidade de Islândia , na fronteira com Benjamim Constant (Amazonas) teve apenas 1 caso da doença em junho, mas já registrou 82 neste mês.

Em Benjamin Constant, a prefeitura intensificou testagem. (Foto:Reprodução/Internet)

Um surto de Covid-19 na cidade peruana de Islândia está preocupando autoridades brasileiras. Isso porque a localidade faz fronteira com o município de Benjamin Constant, no interior do Amazonas. A informação é do G1 Amazonas.

Na ilha de Islândia, como é conhecida, os novos casos de Covid saltaram de 1, em todo o mês de junho, para 82, nos primeiros 19 dias de julho. Os dados foram divulgados pela coordenação da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) em Benjamin Constant.

Por conta do aumento, a prefeitura do município amazonense passou a fazer teste de Covid nas pessoas que chegam da ilha de Islândia, pelo rio Javari. A testagem é realizada no porto.

As autoridades também investigam se esse crescimento de casos confirmados está relacionado a alguma variante do coronavírus.

“A gente faz todo procedimento de coleta e análise, encaminha pro Lacen em Manaus (Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas) e, a partir da confirmação laboratorial, a gente tem a confirmação de qual vírus está circulando no município”, informou a coordenadora da FVS na cidade, Josivane Nogueira.

O estrangeiro que testar positivo para o novo coronavírus não poderá entrar no Amazonas e será orientado a voltar ao país de origem. Além disso, os alunos peruanos que estudam em Benjamin Constant, mas moram em Islândia (e vice versa), tiveram as aulas suspensas por 15 dias.

© 2019-2021 - 18 Horas - Todos os direitos reservados.
Rede de Rádio Difusão Novidade Técnica LTDA
34.503.722/0001-80