Conecte-se conosco

Amazonas

Superintendente da Suframa diz que riqueza mineral na Amazônia precisa ser explorada respeitando leis

O seminário debateu planos governamentais, experiências técnicas e empresariais, potencialidades, projetos e desafios voltados ao setor de mineração e óleo e gás, voltados à práticas sustentáveis na região.

Foram três dias com palestras online tendo como base o auditório da Suframa, em Manaus (Foto: Andrés Pascal/Suframa)

Após três dias de intensas atividades envolvendo palestras e discussões sobre temas ligados ao planejamento de médio e longo prazo do setor de mineração e óleo e gás na região, chegou ao fim, nesta quinta-feira (25), o I Seminário para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração na Amazônia.

Em seu pronunciamento, no final do evento, o superintendente Algacir Polsin, disse: “A mineração é um vetor econômico de grande importância que tem condições de integrar e gerar benefícios não apenas na área de abrangência da Suframa, mas em todos os estados da Amazônia Legal. Temos que entender que esta região é estratégica para o nosso País e que existem riquezas aqui que precisam ser exploradas, com o devido respeito a todos os princípios legais. Este evento mostrou que há uma ligação positiva entre mineração e meio ambiente, eles não são antagônicos. Temos condição de fazer uma mineração de forma correta, usando tecnologia, e ao mesmo tempo conservando o meio ambiente e respeitando as populações indígenas”.

Promovido pela Suframa e pela Organização Mineronegócio, com participação de órgãos governamentais, empresas mineradoras e especialistas do setor, o seminário foi uma iniciativa inédita que teve o objetivo de abordar planos governamentais, experiências técnicas e empresariais, potencialidades, projetos em andamento e desafios visando ao crescimento do setor de mineração e óleo e gás em conciliação com práticas sustentáveis na região. O evento foi transmitido integralmente por meio do canal da Suframa no YouTube (youtube.com/suframanews) e ficará disponível para acesso e visualização dos interessados a qualquer tempo.

A solenidade de encerramento do seminário contou com a participação do superintendente da Suframa, Algacir Polsin, do presidente do Conselho de Organização Minerológica, Roberto Busato Belger, do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti), Jório de Albuquerque Veiga Filho, do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme-PA), José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, e do professor do Curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jorge Dariano Gavronski.

Plano

Embora a programação de palestras do seminário tenha sido encerrada na manhã desta quinta-feira (25), o evento ainda contou com uma atividade interna, na parte da tarde, visando à preparação do documento “Plano de Ações para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração da Amazônia”.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 7 =

© 2019-2021 - 18 Horas - Todos os direitos reservados.
Rede de Rádio Difusão Novidade Técnica LTDA
34.503.722/0001-80