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Amazonas

Sinetram anuncia fim do pagamento em dinheiro em terminais e em 14 linhas de ônibus de Manaus a partir de 25 de junho

O acesso aos terminais e estações será permitido exclusivamente por meios eletrônicos: Cartão PassaFácil, QR Code gerado pelo aplicativo “Cadê Meu Ônibus Recarga” e cartões bancários por aproximação.

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O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informou, nesta terça-feira (17/06) que, a partir do dia 23 de junho, os terminais e estações de ônibus de Manaus deixarão de aceitar pagamento em dinheiro.

Segundo o Sinetram, a mudança marca um avanço na digitalização do sistema de transporte público da capital e atende a compromissos assumidos pelas empresas junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas, no âmbito de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O TAC, informou o sindicato, firmado no Procedimento Administrativo n.º 026.2019.000002 e no Inquérito Civil n.º 015.2017.000040, estabeleceu diretrizes e obrigações para o fortalecimento da segurança no transporte coletivo urbano. Entre as principais medidas pactuadas, está a eliminação do pagamento em espécie dentro dos ônibus e instalações operacionais, como forma de reduzir ocorrências de assaltos e proteger motoristas, cobradores e usuários.

“Dessa forma, a partir da data informada, o acesso aos terminais e estações será permitido exclusivamente por meios eletrônicos: Cartão PassaFácil, QR Code gerado pelo aplicativo “Cadê Meu Ônibus Recarga” e cartões bancários por aproximação (EMV) — estes últimos aceitos somente nas entradas dos terminais”, diz a nota divulgada pelo Sinatram.

Segundo a nota, além dos terminais, 14 linhas de ônibus também operarão exclusivamente com pagamento digital. As linhas selecionadas são: 616, 125, 672, 300, 019, 690, 605, 623, 042, 209, 102, 625, 708 e A407. “A escolha levou em conta estudos operacionais que indicaram baixo índice de uso de dinheiro em espécie, o que facilita a transição para o novo modelo, em cumprimento à obrigação legal firmada com o Ministério Público”, diz o sindicato.

Segundo o Sinetram, para apoiar a população nessa mudança, o atendimento para a emissão do Cartão PassaFácil foi ampliado, na modalidade Comum, sem necessidade de agendamento. Os postos de atendimento funcionam na sede do sindicato (Av. Constantino Nery), no Shopping Phelippe Daou, Terminal 7 (7h às 16h45) e nos demais terminais de integração (7h às 19h, de segunda a sexta-feira). É necessário apresentar RG e CPF. Para segunda via, o Sinetram cobra uma taxa de R$ 20,00.

De acordo com o sindicato, também é possível solicitar o cartão online, escolhendo recebê-lo em casa ou retirá-lo em um terminal. O serviço está disponível pelo aplicativo Telegram, buscando a assistente virtual Sindy (@sindy_sinetram_bot).

Além disso, o Sinetram informa que disponibilizará cartões pré-pagos em estações de transferência e outros pontos estratégicos nas rotas das linhas contempladas, permitindo recarga instantânea, sem necessidade de cadastro prévio.

Como parte do programa de modernização, terminais de autoatendimento (ATMs) estarão disponíveis em todos os terminais e estações da cidade, aceitando débito, crédito, Pix e também dinheiro em espécie para recarga. Assim, o passageiro pode carregar seu cartão sem depender de atendentes, mantendo a conveniência mesmo com a retirada do pagamento em dinheiro nos coletivos.

Com a retirada do numerário da operação, busca-se replicar a experiência bem-sucedida de outras capitais, como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, que registraram redução expressiva de assaltos a bordo. A medida fortalece o controle de acesso aos terminais, permite o monitoramento de entradas via Cartão PassaFácil ou QR Code e possibilita à Guarda Municipal utilizar os dados e imagens para coibir delitos e identificar pessoas foragidas.

O Cartão PassaFácil, de acordo com o sindicato, continua oferecendo a integração temporal, permitindo ao usuário utilizar duas linhas em sequência, no mesmo sentido, sem pagar nova tarifa, dentro do período regulamentado.


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