Conecte-se conosco

Amazonas

Sindicato que representa profissionais da Educação tem nova diretoria para o quadriênio 2022-2026

Segundo Sinteam,desafio é retomar diálogo com o governo do estado e garantir a valorização real para os trabalhadores da capital e interior

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) informou nesta sexta-feira que a professora Ana Cristina Rodrigues foi reeleita para a presidência do órgão sindical para o período de 2022 a 2026. De acordo com a presidente, os próximos anos serão desafiadores para os trabalhadores. “O diálogo é fundamental para o avanço em nossos direitos. E desde 2019, temos um governo que não conversa”, declarou ela, durante a cerimônia de posse da nova direção do sindicato, que aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 15.

Representantes de 15 municípios participaram da reunião que também contou com a presença dos presidentes estaduais da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Cleber Ferreira, do Sindicato dos Vigilantes do Amazonas (Sindevam), Valderli Bernardo, do Sindicato dos Docentes da UEA, Ceane Simões, além do presidente estadual do PCdoB, Eron Bezerra, e do diretor do Sindicato dos Petroleiros, Aldemir Caetano.

Ana Cristina liderou em 2019 uma das maiores greves da educação amazonense, iniciada com a marcha das sombrinhas que reuniu aproximadamente 5 mil trabalhadores na capital em busca de reajuste salarial. Na pandemia, em 2020, o Sinteam encabeçou uma campanha em defesa da vida quando o governo obrigava trabalhadores a irem para a sala de aula sem vacina enquanto o trabalho do executivo ocorria de forma remota. Sem diálogo, a presidente e um grupo de professores acamparam na sede da Seduc por quase 30 horas pressionando o Governo a abrir uma frente de negociação.

Entre os principais desafios da nova gestão, a presidente destaca a luta pela atualização da data-base e das progressões por titularidade e por tempo de serviço atrasadas, a implementação do plano de saúde para aposentados e valorização real na carreira, além do acompanhamento das especificidades de cada município. Em Manaus, o Sinteam acompanha a implementação correta do HTP na Semed e fiscaliza a correta aplicação do Fundeb.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − treze =