Amazonas
Sindicato denuncia “graves irregularidades na apliacação” de R$ 300 milhões do Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas
A Amazonprev é a única gestora do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Amazonas.

O Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Amazonas (Sintjam) informou que apresentou ao Ministério Público do Estado (MPAM) “graves irregularidades na aplicação de recursos previdenciários do Fundação Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev).
Segundo o coordenador-geral do Sintjam), Roberto Dávila, em entrevista ao portal Imediato, entre junho e setembro de 2024, a Amazonprev investiu cerca de R$ 300 milhões em Letras Financeiras dos Bancos C6 e Master, sem autorização colegiada, sem análise formal de risco, e usando instituições não credenciadas”. E, com isso, “violou diretrizes de governança e normas legais”.
O Sintjam, segundo Roberto Dávila, pediu a instauração de um inquérito para responsabilizar os gestores, bloqueio de bens e comunicação ao Tribunal de Contas, “para garantir a proteção do patrimônio previdenciário dos servidores”.
A Amazonprev é a única gestora do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Amazonas. Tem como missão assegurar aos servidores públicos estaduais e seus dependentes os benefícios que lhes sejam devidos, gerindo os recursos de forma a observar o caráter contributivo e o equilíbrio financeiro e atuarial.
Sob a responsabilidade da Amazonprev está a gestão dos Fundos de Previdência estaduais que resguardam os recursos financeiros necessários à garantia dos direitos de aposentadoria e pensão por morte dos servidores efetivos do Amazonas.
Veja a entrevista neste link.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário