Conecte-se conosco

Amazonas

Sem receber pagamentos, empresas de saúde do Amazonas anunciam redução de serviços a partir de 01/12/23

As empresas ressaltam “que foram inúmeras as tentativas de diálogo para solucionar estas demandas”.

Representantes de quinze das mais importantes empresas que prestam serviços nas unidades do governo do Amazonas assinaram um comunicado ao secretário de Saúde do Estado, Anoar Samad, informando redução temporária dos serviços não urgentes a partir de 01/12/23 “como forma de protesto diante de tamanho descaso”, no atraso de pagamentos. De acordo coma carta, a situação será mantida até os pagamentos sejam realizados pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

As empresas médicas relatam débitos em atraso referentes aos anos 2021 e 2022, assim como dos meses de agosto, setembro e outubro do de 2023. E dizem que é necessário estabelecer um cronograma de desembolso para os meses de novembro e dezembro de 2023, “garantindo seu devido orçamento e financeiro dentro da programação para 2024”.

Junto com a exigência da “urgente na regularização dos pagamentos, resgatando assim a dignidade profissional dos médicos que prestam serviços há meses sem contrapartida financeira”, as empresas solicitam ainda “melhoria das atuais condições estruturais, superlotação de pacientes e graves desabastecimentos em que se encontra a rede estadual de saúde, e que está afetando diretamente a qualidade da assistência prestada à população”.

As empresas ressaltam “que foram inúmeras as tentativas de diálogo para solucionar estas demandas”. E dizem que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) “demonstrou permanente disponibilidade no acolhimento dos problemas apresentados, porém esbarra sistematicamente na inércia dos entes responsáveis pela liberação efetiva dos recursos necessários”.

Assinam a carta:

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 5 =