Conecte-se conosco

Amazonas

Rio Madeira: Ipaam acompanha, por satélite, movimento de garimpeiros na região do Rosarinho

Na segunda (22),dezenas de balsas de garimpo “invadiram” a região de Autazes

Várias balsas estão na calha do Madeira, em Autazes – Foto: Silas Laurentino/reprodução BDC Notícias

O presidente do Instituto Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, informou nesta terça-feira (23/11) que imagens de satélites auxiliam o órgão na visualização de garimpeiros na região do Rosarinho, localizada na Calha do Rio Madeira, em Autazes (a 111 km de Manaus). Na tarde da última segunda-feira (22/11), segundo noticiou o site BNC, dezenas de balsas usadas na exploração ilegal de minério foram vistas aportando naquela área.

“Nós temos o acompanhamento de imagens provenientes, inclusive, do mesmo equipamento, do mesmo satélite que a Polícia Federal tem acesso, que são imagens da Planet. E lá a gente pode constatar algumas informações importantes que não são comuns para trechos de rios”, comentou Juliano Valente.

Juliano ressalta que ainda não se tem o número exato de garimpeiros que aportaram na região do Rosário para a exploração sobretudo de ouro. “Se for um número significativo como esse, que estão sendo divulgados, que a gente não tem certeza, de 340 balsas, há quem diga da existência de novos vídeos que falam de mil pessoas ali”, frisou.

O presidente informou ainda que o Ipaam já solicitou o apoio de outros órgãos para evitar danos ambientais na região que virou alvo dos garimpeiros. “Esse tipo de problema tem algumas variantes. ele tem problema de ordem social, econômica, ambiental, de competência, quem é competente para atuar nas margens daqueles rios, que são federais, a princípio”, disse.

O 18 Horas solicitou da Marinha do Brasil, do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) informações sobre as ações que serão instauradas para apurar a suposta degradação ambiental na região do Rosarinho, em Autazes.

© 2019-2021 - 18 Horas - Todos os direitos reservados.
Rede de Rádio Difusão Novidade Técnica LTDA
34.503.722/0001-80