Conecte-se conosco

Amazonas

Proposta para criação de Medalha Amazonino Mendes na Assembleia Legislativa ganha apoio de parlamentares

“Vamos colocar essa medalha na altura que o ex-governador Amazonino Mendes merece e pelo legado que foi deixado no Estado do Amazonas”, disse o autor da proposta, o deputado estadual João Luiz.

Foto: Danilo Mello

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) apresentou no Pequeno Expediente, no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira (13), o Projeto de Resolução Legislativa (PRL) que institui a Medalha Amazonino Mendes, em homenagem ao ex-governador do Amazonas, que morreu no último domingo (12/02), aos 83 anos, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A honraria tem o objetivo de homenagear as pessoas que se destacarem na gestão política e privada.

Durante a apresentação do PRL na tribuna, outros deputados estaduais apoiaram a iniciativa do deputado João Luiz para que o projeto seja apresentado coletivamente no Poder Legislativo.

“Essa proposta é uma homenagem para demonstrar o que o ex-governador Amazonino Mendes representa para o Amazonas, para o povo e o legado que ele deixa, principalmente, pelo avanço que fez ao estado e contribuição para a população. Apresentamos o projeto hoje durante a sessão e convidamos os outros deputados para se tornar um Projeto de Resolução Legislativo coletivo”, disse o deputado João Luiz.

O parlamentar destacou que a entrega da medalha será outorgada em sessão solene previamente convocada pela presidência da Assembleia Legislativa e as despesas da honraria ocorrerão por meio do orçamento do Poder Legislativo.

“Vamos colocar essa medalha na altura que o ex-governador Amazonino Mendes merece e pelo legado que foi deixado no Estado do Amazonas”, concluiu o republicano.

Legado

Ainda durante o Pequeno Expediente da Sessão Ordinária, desta segunda-feira (13), o deputado Dr. George Lins (União Brasil) subiu à tribuna da Assembleia para homenagear e reconhecer a importância do ex-governador Amazonino Mendes para a política amazonense.

Durante seu discurso, o parlamentar ressaltou o legado deixado por Amazonino ao longo de sua vida pública, com contribuições importantes na área da educação, da saúde e do desenvolvimento social. Amazonino atuou como governador por quatro mandatos; prefeito de Manaus por três vezes, além de uma vez como senador.

“Ontem, a política se despediu de um grande homem, de um homem que fez muito pelo Amazonas e pelo povo amazonense: Amazonino Mendes. Ele foi um dos maiores líderes na política e deixa um legado incomparável para o estado do Amazonas”, disse.

Entre suas grandes contribuições, Amazonino criou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2001; a criação do polo graneleiro de Itacoatiara e a criação da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), entre outros projetos que até hoje são exaltados.

George Lins finalizou seu discurso dizendo que a história de Amazonino jamais será esquecida pelo povo amazonense e externando seu pesar aos amigos e familiares do político.