Conecte-se conosco

Amazonas

Professores do Estado fazem protesto e denunciam atraso no pagamento da data-base

Desde o início do ano o grupo de professores da rede estadual de ensino tenta o atendimento às reivindicações que incluem a atualização do pagamento da data-base e vacinação para profissionais da educação.

Manifestação em frente à sede do governo, em fevereiro. (Foto: Patrick Marques/G1)

O atraso no pagamento da data-base, a ausência de vacinação e falta de condições de trabalho foram denunciadas por um grupo de professores do Estado nesta terça-feira, 20/4, na frente da sede do governo, bairro da Compensa, zona Oeste. Os profissionais da educação asseguram que estes problemas estão comprometendo a qualidade de ensino no Amazonas.

Os representantes da educação querem ser atendidos pelo governador Wilson Lima para apresentar a pauta de reivindicações. “Estamos exigindo que o governador receba os servidores públicos para que possamos dialogar a respeito dos problemas que estamos enfrentando em conjunto (…) Nossa data-base está atrasada há dois anos (2020 e 2021). Não temos condições de trabalho, pois estamos trabalhando em condições precárias, tanto os profissionais da saúde, quanto da educação”, disse o professor Lambert Melo, presidente da Associação Sindical dos Professores de Manaus (Asprom).

O representante da Asprom lembrou que em fevereiro o grupo se reuniu na frente da sede do Governo e , desde então tenta resolver os impasses. Na ocasião, se reuniram para cobrar equipamentos e condições para início das aulas de maneira remota no Amazonas. Segundo a categoria, os professores não receberam computadores, acesso à internet e treinamento para retorno das aulas.

O servidor público disse ainda que categoria da Saúde também reivindica o pagamento da data-base desde 2016, pagamento total do abono salarial e o repasse do auxílio alimentação em dinheiro e não em cartão.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 20 =