Conecte-se conosco

Amazonas

Procurador de Justiça aponta ao governador do Amazonas a necessidade de participação nas ações de combate ao narcotráfico

“Temos um departamento com expertise que atua diretamente nessa área, o Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado”, disse o procurador Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) informou, que o procurador-geral de Justiça do Estado, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, apontou, em reunião com o governador Wilson Lima (PSC), a necessidade das forças de segurança garantirem o envolvimento do Ministério Público (MP-AM) nas ações de combate ao narcotráfico.

“Temos um departamento com expertise que atua diretamente nessa área, o Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Garco), cuja contribuição é da maior importância em situações como essas, que afetam gravemente o nosso Estado”, disse o procurador.

Ele participou nesta terça-feira, 08/06, de uma reunião com o Wilson Lima, representantes de órgãos do sistema de Justiça e demais poderes, na qual foram apresentados os resultados das ações das forças de segurança estaduais para o restabelecimento da ordem em Manaus e no interior do Estado, após os incêndios e ataques criminosos registrados nos dias 06 e 07 deste mês.

Na reunião, segundo o MP-AM, o secretário estadual de Segurança Pública, Louismar Bonates, apresentou o plano executado pelas forças estaduais de segurança, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. Também participaram da reunião, representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), da Prefeitura de Manaus e da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).

O governador Wilson Lima se reuniu, também, nesta quarta-feira (09/06), com o coordenador geral de Planejamento e Operações da Força Nacional de Segurança, coronel José Américo de Souza Gaia, para apresentar ações que vêm sendo executadas pelas forças estaduais de segurança para restabelecer a ordem no estado, após incêndios e atos criminosos na capital e em municípios do interior.

Os primeiros 40 homens da Força Nacional enviados pelo Governo Federal chegaram ao estado na manhã de hoje (09/06). Além de policiais militares, a tropa da Força Nacional é composta por integrantes da Polícia Judiciária. Ao todo, 144 homens virão para o Amazonas. Mais homens desembarcam no estado nesta quinta-feira (10/06).

As análises da Força Nacional indicam que a situação está diretamente ligada à repressão do tráfico de drogas no estado. Com os investimentos do Governo Amazonas – que incluem armamentos, lanchas blindadas e a implantação da Base Arpão – foram apreendidas 19 toneladas de drogas.

O diretor do Sistema Penitenciário Federal, José Renato Gomes Vaz, também chegou ao estado para acompanhar o funcionamento do sistema carcerário do Amazonas. O sistema está em normalidade, e as visitas aos presídios foram retomadas nesta quarta-feira (09/06).

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019-2021 - 18 Horas - Todos os direitos reservados.
Rede de Rádio Difusão Novidade Técnica LTDA
34.503.722/0001-80