Conecte-se conosco

Amazonas

Prefeitura coloca profissionais de saúde que tiveram covid-19, prioridade na vacinação, em fila de espera sem data

Os profissionais de saúde responderam a um Cadastro da Semsa para informar porque não tomaram a primeira dose da vacina. Depois dessa etapa, não há informações de quando serão imunizados.

Profissionais de saúde têm prioridade de vacinação. (Foto:Divulgação/HRT)

Profissionais de saúde que não tiveram a oportunidade de receber a primeira dose da vacina anti Covid-19, em Manaus, estão sem data para ser imunizados. O prazo para a dose inicial foi encerrado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no dia 19 de março sem que todos os profissionais da área tenham recebido o imunizante.

O farmacêutico bioquímico Sandro Morete é um dos prejudicados. No período de vacinação destinado aos profissionais de saúde, ele não recebeu a imunização porque estava se recuperando da Covid-19, após período de internação hospitalar para tratar da doença.

Assim que ficou livre o vírus, Sandro foi avisado pela Semsa que deveria preencher um cadastro de trabalhador da saúde de estabelecimentos públicos ou privados, para registrar a condição de não vacinado. O documento foi enviado à Secretaria e, até o momento, ele não tem qualquer confirmação sobre a data que será imunizado.

“O prazo de vacinação da primeira dose foi encerrado dia 19 de março. Já respondi ao cadastro e mesmo assim, não tenho qualquer sinal de quando serei vacinado. Outros profissionais de saúde também enfrentam o mesmo problema com a falta de informação”, lamentou o farmacêutico.

A indefinição preocupa ainda mais o profissional de saúde que já voltou ao trabalho, mesmo sem ser imunizado. “ Sabemos pouco sobre esse vírus. Tive a doença, mas ainda não há garantias de que estou livre de nova contaminação. Por isso, a vacina é imprescindível para a segurança do meu retorno ao trabalho”, completou.

 

A reportagem do 18 Horas entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e recebeu a seguinte NOTA, da assessoria de comunicação:
“A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus informa que realizou a vacinação dos trabalhadores de saúde no período de 19 de janeiro a 19 de março, tendo aplicado 63.140 doses, o equivalente a 99,70% do total desse grupo estimado pelo Ministério da Saúde. Necessário destacar que as estimativas do MS têm por base campanhas anteriores de vacinação, dos diferentes grupos. A Semsa Manaus recebeu doses para uma população estimada e, se existem mais pessoas que o estimado para o município, é necessário levantar a quantidade e verificar junto ao Programa Nacional de Imunização como e quando esse público excedente pode ser atendido.”

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − seis =