Conecte-se conosco

Amazonas

Pets de estimação são levados para despedida em funeral de Amazonino Mendes no Teatro Amazonas

Amazonino disse, em campanha eleitoral, que na convivência com os pets, enxergava o quanto “os animais dependem de nós e que nós também precisamos deles, do carinho, da companhia, do amor”.

Os cães de estimação ‘Pereco’ e ‘Júnior’ foram levados por familiares e amigos para a despedida do seu antigo dono, o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, que faleceu domingo (12/02) e está tendo seu corpo velado no Teatro Amazonas, nesta sexta-feira (17/02, em Manaus.

Na sua última campanha eleitoral, em 2022, Amazonino disse que ‘Pereco’, seu ‘salsichinha’, era um amigo leal que dividia a casa com seus outros irmãos cães e gatos. O ex-governador disse, à época, que na convivência com os pets, enxergava o quanto “os animais dependem de nós e que nós também precisamos deles, do carinho, da companhia, do amor”.

E lançou a das proposta de realização de concursos públicos para médicos e auxiliares veterinários, inclusive defendendo que cuidar dos animais gera emprego e renda no segmento pet e até novas profissões, como tratadores. Prometeu que, se fosse eleito,
Faria funcionar um Hospital Público Veterinário com estrutura física, equipamentos modernos, insumos e corpo técnico adequado.

As políticas de controle de zoonoses, castração e vacinação de cães e gatos em Manaus e em municípios do interior do Amazonas, segundo a proposta de Amazonino, seria realizada por meio de parcerias com entidades públicas e privadas.

O então candidato propôs o desenvolvimento de campanhas de sensibilização contra os maus-tratos, abandono e saúde dos animais e também parcerias com empresas, Organizações não Governamentais (ONGs) e protetores de animais independentes.