Conecte-se conosco

Amazonas

Pesquisador do Inpa sobre malária e dengue, Wanderli Tadei morre aos 74 anos

Causa da morte não foi divulgada. Cientista vivia em Manaus desde a década de 1980 e contribuiu com pesquisas da área de entomologia e controle de endemias em todo o Amazonas.

Wanderli Pedro Tadei era pesquisador titular e coordenador do Laboratório de Malária e Dengue do Inpa. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O pesquisador titular e coordenador do Laboratório de Malária e Dengue do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Wanderli Pedro Tadei, faleceu aos 74 anos, na manhã desta terça-feira (11), em São José do Rio Preto, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada.

Em nota, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) lamentou o falecimento de Tadei. O órgão informou que ele atuava também nas ações e pesquisas da área de entomologia e controle de endemias da Fundação.

“No último dia 25 março, Tadei completou 74 anos, mas o seu estado de saúde era delicado e seguia em tratamento em sua cidade natal junto a família. Ele deixa o legado na contribuição intelectual de gerações de mestres e doutores na região Amazônica e uma vasta produção científica na temática Amazônica”, disse a FVS-AM na publicação.

Wanderli Pedro Tadei chegou a Manaus ainda na década de 80 anos com vasta experiência em temas como entomologia médica, com ênfase aos estudos de vetores, atuando principalmente em Malária e Dengue, Bioecologia de Anofelinos e de Aedes aegypti, Controle Químico e Biológico, Nanocompostos e Biotecnologia, segundo a Fundação.

Por meio de nota, a Prefeitura de Manaus também lamentou o falecimento do pesquisador. “Meu profundo sentimento de pesar à família, amigos e colegas de trabalho de Wanderli, que deu grande contribuição em ações e pesquisas da área de entomologia e controle de endemias em todo o Amazonas. Que Deus conforte a todos neste momento difícil”, disse o prefeito da cidade.

Wanderli possuía graduação em Licenciatura em História Natural pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1971), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1977).

Atualmente ele era pesquisador titular III do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, atuando nos cursos de pós-graduação de Entomologia e Genética do INPA, Biotecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Bionorte.

Com informações do G1 Amazonas.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019-2021 - 18 Horas - Todos os direitos reservados.
Rede de Rádio Difusão Novidade Técnica LTDA
34.503.722/0001-80