Amazonas
Pesquisa sobre tradição folclórica indica 120 bois-bumbás em 23 cidades do Amazonas
Os idealizadores do projeto, os artistas plásticos Marcelo Ramos e Leandro Tapajós, criaram o site hojetemfestadeboi.com.br com o mapeamento sobre a tradição folclórica.
A tradição de brincar de boi, especialmente nos meses de junho e julho, no estado do Amazonas, remete de imediato ao Festival Folclórico de Parintins, com os bois Caprichoso e Garantido. Mas não é só na ilha e em Manaus que os festejos acontecem. Uma pesquisa realizada pelo projeto ‘Hoje tem festa de boi’ aponta a existência de mais de 120 bois-bumbás em 23 cidades do Amazonas.
As danças e encenações dramáticas folclóricas, que carregam traços das culturas europeia, afrobrasileira e indígena, constituem um bem cultural imaterial. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, as três variações mais populares do folguedo são o Boi de Terreiro, o Boi de Rua e o Boi de Arena.
Pensando em contar as histórias e características de cada bumbá do Amazonas, os idealizadores do projeto, os artistas plásticos Marcelo Ramos e Leandro Tapajós, criaram o site hojetemfestadeboi.com.br com esse mapeamento.
Responsável pela direção de arte e conteúdo da página, Leandro Tapajós destaca a importância da internet para dar visibilidade à tradição folclórica do Boi Bumbá vivida no interior do Amazonas.
Leandro Tapajós ressalta ainda que o projeto carrega as raízes culturais do povo amazonenses e tem o objetivo de levar esses valores para todo o país.
O mapeamento mostrou ainda que a diversidade de gênero e orientação sexual está presente no folclore amazônico. O Boi Grelhação, que será lançado na próxima semana, em Manaus, é o mais novo bumbá a levantar a bandeira LGBTQI+.
Vale destacar que projeto ‘Hoje tem festa de boi’ foi premiado na categoria Folclore e Cultura Popular no Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Estado do Amazonas, com recursos da Lei Aldir Blanc.
As informações são da Agência Brasil
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário