Conecte-se conosco

Amazonas

Parlamentar cobra instalação da CPI da Asfixia para investigar gastos do Governo do AM na pandemia

A Comissão pretende investigar os contratos realizados pelo Governo Wilson Lima durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19

Em Coari, sete pacientes morreram por falta de oxigênio hospital na unidade de saúde do município

O deputado estadual Wilker Barreto (sem partido) cobrou na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) a instalação da CPI da Asfixia para apurar os atos do Governo do Amazonas durante a pandemia da Covid-19. Para o parlamentar, os erros cometidos pelo Executivo estadual na condução das fases mais agudas da doença, principalmente durante a crise do oxigênio em janeiro de 2021, precisam ser investigados pela Casa Legislativa.

Wilker sustentou que a demora da Casa em instaurar a CPI da Asfixia, para investigar todos os contratos e gastos feitos pelo governo desde o início da pandemia, março de 2020, até o fim da Comissão, é uma falta de respeito às famílias das mais de 14 mil vítimas da Covid no Amazonas. Até o momento, o pedido de CPI conta com seis assinaturas de oito necessárias para a abertura da comissão: Delegado Péricles (PSL), Dermilson Chagas, Ricardo Nicolau (PSD), Serafim Corrêa (PSB), Sinésio Campos (PT) , Nejmi Aziz (PSD), e o próprio Wilker.

“Esta Casa tem o dever de investigar a omissão, o crime, o abandono de um governo que errou na primeira, errou na segunda e está errando na terceira onda. Em outubro, o secretário de saúde do Wilson faz o prenúncio de uma possível terceira onda, e o que fez o mesmo? Não fez nada, não equipou nada, não contratou profissionais e pelo contrário, ainda permitiu a realização de grandes eventos”, ponderou Barreto.

O deputado aproveitou para relembrar o posicionamento da Casa Legislativa, que não prorrogou os trabalhos da CPI da Saúde em 2020, e criticou o mesmo comportamento diante da CPI da Asfixia, proposta em julho de 2021 na Aleam, e que até o momento não avançou.

“É inacreditável que o silêncio de um tema tão importante paire sobre o Poder Legislativo. Eu concordo com a prorrogação dos trabalhos da CPI da Energia, é justo, mas não conseguimos prorrogar a CPI da Saúde em plena Covid. Esta Casa esvaziou sessões, mas para prorrogar a CPI da Energia foi em segundos”, ponderou.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + treze =