Conecte-se conosco

Amazonas

Ômicron: Secretário de Saúde diz que são 21 o número de casos da nova variante

A variante deixou em alerta as autoridades mundiais em saúde no combate à pandemia da Covid-19; AM registra mais 229 novos casos e três mortes por Covid-19, em 24 horas

Secretário disse ainda que mais de 500 mil amazonenses não completaram o esquema vacinal

Seis depois de anunciar o primeiro caso da variante Ômicron, no Amazonas, o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, disse nesta segunda-feira (10/01) que já são 21 o total de casos da nova variante. As informações foram divulgadas nas redes sociais pessoais do secretário.

Ao alertar os internautas, o secretário de Saúde disse que 500 mil amazonenses não completaram o esquema vacinal com as duas doses. “Mais de 100 mil manauaras não tomaram sequer uma dose de vacina. Mais de 500.000 amazonenses não tomaram a segunda dose. Procurem logo uma unidade de suas prefeituras, em Manaus ainda temos o sambódromo e a carreta da vacinação. Vacinem-se, usem máscaras, lavem as mãos com frequência e evitem aglomerações. Meus amigos, a luta é de todos nós”, escreveu Anoar Samad.

No dia 4 de janeiro, a FVS confirmou que o primeiro caso importado da variante Ômicrom foi diagnosticado em uma mulher brasileira, de 27 anos, residente em São Paulo e que chegou a Manaus, procedente de Fortaleza, no dia 21 de dezembro, com sintomas gripais. Ao chegar na capital, realizou coleta no posto de testagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde testou positivo para Covid-19 e foi orientada para o isolamento domiciliar durante 14 dias.

Casos e mortes

Nesta segunda (10), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas comunicou o diagnóstico de 229 novos casos de Covid-19, totalizando 435.978 casos da doença no estado. Foram confirmados três óbitos pela Covid-19, sendo 2 ocorridos ontem (09/01) e 1 óbito foi encerrado por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 13.849 o total de mortes.

A FVS disse que 2.748 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 0,63% dos casos confirmados ativos. Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, internados em Manaus há 84 pacientes, sendo 50 em leitos clínicos (6 na rede privada e 44 na rede pública), 34 em UTI (6 na rede privada e 28 na rede pública).

Há ainda outros 10 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 8 estão em leitos clínicos na rede privada, 2 estão em UTI (1 na rede privada e 1 na rede pública).

No boletim consta, também, que há outros 29 pacientes internados em leitos clínicos com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 6 =