Conecte-se conosco

Amazonas

Nos 20 anos da UEA, Amazonino diz que instituição que criou é hoje um “patrimônio do Amazonas”

Amazonino disse que a criação da UEA representou uma verdadeira revolução na educação e na nossa história, com mais de 60 mil pessoas já graduadas.

“A UEA (Universidade do Estado do Amazonas) chega aos 20 anos de existência e tenho muito orgulho de ter enxergado, lá atrás, a necessidade e o grande potencial de uma universidade estadual do nosso Amazonas”, disse, nesta quinta-feira, em suas redes sociais na internet, o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, seu idealizador e realizador.

No vídeo, na sua página no Facebook, Amazonino disse que a criação da UEA representou uma verdadeira revolução na educação e na nossa história, com mais de 60 mil pessoas já graduadas. “Muitas, de origem humilde”, destacou. “Envio meu grande abraço à família UEA e a todos os amazonenses. A UEA é nosso patrimônio”, afirmou.

A UEA está completando 20 anos e ganhou um site exclusivo para a celebração. Foi criada em 2001, com o objetivo de expandir o acesso à educação superior na Região Amazônica, Em meio a inúmeros desafios, o primeiro vestibular da UEA ocorreu ainda no primeiro semestre do mesmo ano, com mais de 180 mil candidatos oriundos de todos os municípios do Amazonas. No dia 3 de agosto de 2001, a UEA recebeu os primeiros estudantes e deu início às atividades acadêmicas.

A UEA tornou-se a maior universidade multicampi do País, alcançando todos os 62 municípios do Estado. O Projeto de Formação de Professores para o Ensino Fundamental (Proformar) diplomou mais de 15 mil docentes, destacando-se como uma ação efetiva no âmbito da interiorização da educação. O projeto foi reconhecido como experimento de referência pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), utilizado como modelo pelo Ministério da Educação (MEC).

Atualmente, a UEA possui mais de 22 mil alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. Em sua estrutura conta com seis unidades acadêmicas na capital, seis Centros de Estudos Superiores e 14 Núcleos de Ensino Superior no interior do Estado. A Universidade oferece 249 cursos, sendo 64 regulares e 185 de oferta especial, contabilizados por município de oferta 65 cursos contabilizados por nomenclatura.

Veja o vídeo no Facebook.