Conecte-se conosco

Amazonas

No Amazonas, 93% dos crimes violentos no 1º semestre de 2022 foram homicídios dolosos, aponta Monitor da Violência

No Amazonas, este ano, até junho, de acordo com o Monitor, foram registrados 686 crimes violentos, sendo 93,7% de homicídios dolosos. A média é de quase quatro casos de crimes violentos por dia.

Pesquisa incluiu casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. (Foto:Reprodução/Internet)

Mais de 9 em cada 10 crimes violentos até junho deste ano no Amazonas foram homicídios dolosos, aqueles em que uma pessoa tira a vida de outra intencionalmente, de acordo com os últimos dados do Monitor da Violência, ferramenta criada pelo g1 para acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país.

Com base nos dados dos Estados, estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

No Amazonas, este ano, até junho, de acordo com o Monitor, foram registrados 686 crimes violentos, sendo 646  homicídios doloso, que representaram 93,7% do total. A média é de quase quatro casos de crimes violentos por dia.

Os dados coletados mês a mês pelo g1 não incluem as mortes em decorrência de intervenção policial. Isso porque há uma dificuldade maior em obter esses dados em tempo real e de forma sistemática com os governos estaduais.

2021

Execuções com tiros de fuzil, corpos esquartejados, roubos seguidos de mortes, colaboraram para que o Amazonas se tornasse em 2021 o estado brasileiro em que mais cresceram os registros de crimes violentos por 100 mil habitantes, com o aumento de 54% nas ocorrências superando o índice nacional.

O aumento de casos foi registrado no ano de 2021, em comparação com 2020, de acordo com dados divulgados pelo Monitor de Violência, elaborado pelo site G1, com informações fornecidas pelas instituições oficiais de segurança pública dos estados do Brasil.

Os índices mostram que no Amazonas, em 2020, foram registrados 1.019 crimes violentos de todas as naturezas. Em 2021, os números subiram para 1.571, referentes às ocorrências de homicídios dolosos, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Os dados apontam que, no estado, o índice alcança 35,88 crimes por cem mil habitantes.

 

Pesquisa aponta crescimento do crime organizado no Amazonas e déficit de investigação

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 2 =