Conecte-se conosco

Amazonas

No AM, tempo para segunda via de documento de identidade é de dois meses

Além da demora, cidadãos relatam dificuldades para conseguir atendimento nos PACs

Quem precisa tirar a segunda via do RG encontra, além da limitação de senhas direcionadas ao serviço nos postos de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), uma demora de 60 dias para ter o documento em mãos.

A gestora jurídica Débora Gomes conta que peregrinou por três PACs na tentativa de tirar a segunda via do RG do filho de 14 anos, que precisava entregar o documento na escola, no início deste ano. “Hoje, você precisa chegar às 4h, ainda correndo o risco de não conseguir. Fui a três PACs, em um deles cheguei às 5h20, já havia mais de 50 pessoas na minha frente e não consegui. E quando você consegue, tem que esperar uma média de 60 dias. Em uma emergência, como fica?”, observa.

As dificuldades de Débora foram as mesmas relatadas pelo publicitário Fábio Nunes. Após algumas idas frustradas ao PAC, ele conseguiu atendimento no dia 13 de novembro do ano passado, mas ainda não está com o documento em mãos. “Escutei da atendente que nenhum RG de janeiro foi entregue. É uma desorganização, falta de respeito. Fico me perguntando quantas pessoas não passam por isso. Pedi inúmeras vezes para sair do trabalho para resolver essa situação e é só um documento de RG, que muitas vezes conseguem fazer ações e entregar em um dia. Por que demorar 60, 90 dias?”, questiona.

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), responsável pela emissão do documento nos PACs, respondeu que “não é preciso chegar de madrugada, pois aumentou o número de atendimentos diários, que passou de 20 para 90 senhas distribuídas” em cada posto. “E quem não consegue se encaixar nas 90 senhas é agendado para o dia seguinte”, diz o texto.

A secretaria também informou que o prazo de 60 dias é estabelecido pelo Instituto de Identificação somente para segunda via, para a conferência de dados – a primeira via da carteira de identidade fica pronta em 24 horas – e que a Delegacia Geral também realiza o serviço de emissão de RG.