Amazonas
Nível do rio Negro em Manaus tem baixa variação nos primeiros dias de 2025, aponta Boletim do SGB
Em Manaus, o rio Negro demonstrou certa estabilidade, com baixa variação na última semana, em resposta a recessão observada no alto Solimões.
O rio Negro apresentou aumento de intensidade no processo de vazante, devido a forte anomalia negativa de chuvas nos últimos 15 dias, registrando níveis próximos do limite inferior da faixa de normalidade. Em Manaus, o Negro demonstrou certa estabilidade, com baixa variação na última semana, em resposta a recessão observada no alto Solimões. Apesar desta diminuição no ritmo de subida, os valores observados permanecem no limite superior do intervalo da normalidade para a época.

De acordo com a medição do Porto de Manaus, o Negro subiu quatro centímetros nos primeiros 9 dias de 2025.

Situação dos rios da Bacia do Amazonas, de acordo com medição do SGB.
As observações são do 1º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que aponta o rio Branco, maior afluente do Negro, em processo de vazante, com diminuição no ritmo das descidas diárias em Boa Vista e Caracaraí. As estações de monitoramento nesta bacia apontam níveis dentro do esperado para o período entretanto os prognósticos de chuvas para a região nas próximas duas semanas são de anomalias negativas.
De acordo com o Boletim, nos últimos 30 dias o rio Solimões em Tabatinga registrou uma descida acumulada de 320 cm, o que alterou a condição de níveis acima do esperado para a época para um padrão próximo ao limite inferior da faixa de normalidade. Em Fonte Boa, ainda não houve a atualização dos registros por parte da operadora. Na estação de Itapéua, o Solimões reflete o ocorrido na parte alta da bacia, apresentando perda de nível na última semana. Já em Manacapuru, observa-se a mesma estabilização discutida para Manaus. De acordo com os prognósticos de chuva para as próximas duas semanas, é esperado forte anomalia positiva na região do alto Solimões, o que tende a retomada normal do processo de enchente, típico para esta época do ano.
As estações no rio Amazonas registraram estabilidade, em resposta ao ocorrido no Solimões com níveis próximos das médias para esta época do ano. O rio Madeira segue em processo de enchente, registrando elevações na ordem de 25 cm por dia em Humaitá e de 18 cm em Porto Velho. Os níveis são considerados elevados para a época, no limite superior da faixa de maior permanência.
Ao longo da semana, o rio Acre em Rio Branco registrou níveis elevados e atualmente se encontra com cota acima da faixa de normalidade. Mais detalhes em https://www.sgb.gov.br/sace/boletins/Acre/20260101_05-20260101%20- %20071535.pdf. Em Beruri, observa-se um comportamento em resposta ao rio Solimões, devido à proximidade com a zona de confluência., com nível ainda para o período.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário