Conecte-se conosco

Amazonas

MPF visita Médio Juruá do Amazonas para acompanhar demandas de indígenas e comunidades tradicionais

O cumprimento dessas demandas tem sido acompanhado pelo MPF, que irá verificar a atual situação, presencialmente.

Itamarati, na região do médio Juruá (AM). (Foto:Reprodução)

Até o dia 9 de julho, populações indígenas e comunidades tradicionais que vivem na região do Médio Juruá, no Amazonas, recebem visita de comitiva do Ministério Público Federal (MPF). A instituição vai atualizar informações referentes às necessidades dos grupos desses moradores. O itinerário inclui os municípios de de Itamarati, Eirunepé e Envira.

Em 2018, o MPF e outros órgãos públicos como Defensoria Pública da União (DPU), Ministério do Desenvolvimento Social, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Fundação Nacional do Índio (Funai) firmaram termo de compromisso para cumprimento de uma série de medidas em Eirunepé. Entre as medidas, a reestruturação de casa de apoio aos povos indígenas do município de Eirunepé (Kanamaris, autodenominados Tükuna, e Kulinas, autodenominados Madiha); medidas de apoio à compra de produtos de agricultores indígenas para a alimentação escolar pela prefeitura e construção de escolas indígenas tradicionais.

Ao longo dos anos seguintes, o cumprimento desses encaminhamentos tem sido acompanhado pelo MPF, que irá verificar o status dessas situações presencialmente.

Já os municípios de Itamarati e Envira recebem a equipe do MPF pela primeira vez. Em Itamarati, a equipe de representantes do órgão conversará com indígenas do povo Deni e Kanamari-Tükuna durante visita às aldeias. Em Envira, o órgão ministerial participará de assembleia do povo Madiha-Kulina para coletar as principais demandas.

Nos três municípios, o MPF realizará agendas na cidade com indígenas, comunidades tradicionais, lideranças, sociedade civil e órgãos públicos para verificar a regular prestação dos serviços públicos para essas populações.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − três =