Amazonas
Ministério Público aponta deficiência em delegacias e recomenda aumento do efetivo policial no Amazonas
Segundo o Ministério Público, o número de policiais nas delegacias, para atendimento das demandas da sociedade, apresenta insuficiência
Em inspeção ordinária na 2ª Companhia Interativa Comunitária (2ª Cicom), no 2º Distrito Integrado de Polícia (2ºDIP), na 24ª Cicom e na Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decom), em Manaus, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) constatou o baixo efetivo das forças de segurança e sugeriu promoção de concurso para a Polícia Miliar (PM) e Polícia Civil (PC) no Estado.
O MP-AM informou que, na última quinta-feira (02/07), promoveu as inspeções nas delegacias especializadas, que começaram no último dia 18/06, para conhecer as estruturas e identificar necessidades. Durante as visitas, além de realizar um levantamento das condições estruturais, o órgão verificou o efetivo de pessoal para o funcionamento das unidades policiais e a adequação às demandas da sociedade quanto à prestação do serviço de Segurança Pública mais eficiente e o aprimoramento da atividade policial.
“A recomendação para o concurso foi expedida no ano de 2021, sinalizando um prazo de 30 dias para que os órgãos pudessem se manifestar a respeito do acatamento. Esperamos que a manifestação ocorra dentro desse prazo legal, que coincide com o término das inspeções, visto que o último concurso foi realizado em 2009, 11 anos atrás”, afirmou a promotora Christiane Dolzany Araújo, que responde pela 60ª Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (60ª Proceap).
A Promotora disse que, no Amazonas, a quantidade de policiais nas delegacias para atendimento das demandas da sociedade apresenta insuficiência, o que levou o Ministério Público a expedir recomendação à Secretaria de Segurança Pública pela realização do concurso público.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário