Conecte-se conosco

Amazonas

Média de sepultamentos em Manaus se mantém acima de 100 por dia, diz Prefeitura

A Prefeitura de Manaus informou que, na última segunda feira, foram 119, no último domingo, 123, no sábado 118 e, na sexta-feira, 151 sepultamentos, recorde diário.

Desde a última sexta-feira, o número de sepultamentos em cemitérios públicos e privados de Manaus registram mais de 100 sepultamentos por dia, de acordo com os informes funerários divulgados pela Prefeitura. O número é, pelo menos, duas vezes maior do que média diária do ano passado, no mesmo período.

A Prefeitura de Manaus informou que, na última segunda feira, foram 119, no último domingo, 123, no sábado 118 e, na sexta-feira, 151 sepultamentos, recorde diário.

Mais de 2.400 corpos foram enterrados nos cemitérios públicos de Manaus durante todo o mês de abril, de acordo com dados da prefeitura. O número é quase três vezes maior do que os enterros realizados no mesmo mês do ano passado: 28 sepultamentos diários registrados em média em 2019. Desde 19 de abril, mais de 100 pessoas são enterradas a cada dia na cidade. A Prefeitura prevê mais de 4 mil enterros no mês de maio.

Desde o dia 20 de abril, os serviços de sepultamento no Cemitério Nossa Senhora de Aparecida, conhecido como Cemitério do Tarumã, em Manaus, passaram a ser feitos em valas comuns, com até 10 caixões, em função da alta demanda. A Prefeitura de Manaus informou que passou a trabalhar no sistema de trincheiras, preservando a identidade dos corpos, com o distanciamento previsto e para que as famílias, depois, possa fazer a identificação dos locais.

De acordo com a Prefeitura, está sendo preservada a identidade do corpos e os laços familiares, no novo sistema que já é utilizado por algumas outras cidades e países que sofrem com o grande aumento de demanda de sepultamentos simultâneos.

Contêineres frigoríficos foram instalados no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, para comportar a alta demanda de caixões que estão sendo enviados de hospitais públicos da capital, muitos de vítimas do novo coronavírus. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram filas de carros de funerárias aguardando para sepultamento de pessoas.

 

Vídeo: cemitério de Manaus passa a fazer sepultamentos em valas comuns

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + catorze =