Conecte-se conosco

Amazonas

Marinha faz levantamentos hidrográficos para navegação segura na Amazônia Ocidental

Levantamentos Hidrográficos são realizados para estabelecer rotas seguras às embarcações, mesmo com previsão de uma seca menos severa em comparação a 2024.

marinha-realiza-levantamentos-

Mesmo com a previsão de um período de estiagem menos severo do que a seca histórica de 2024, a Marinha do Brasil (MB) mantém as atividades do Plano de Ação para o período da seca nos principais rios da Amazônia Ocidental. As informações são da Agência Marinha de Notícias. A iniciativa é conduzida pelo Comando do 9º Distrito Naval, em Manaus, e busca contribuir para a segurança da navegação.

O Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Negro”, uma embarcação da Marinha do Brasil especializada em realizar levantamentos hidrográficos e manutenção de sinalização náutica em rios, como a Bacia Amazônica e o Rio Paraguai, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9), atua no Rio Madeira, um dos principais afluentes do Rio Amazonas. Essa hidrovia tem grande importância econômica, funcionando como corredor de exportação de grãos da região Centro-Oeste e como via de escoamento da produção da Zona Franca de Manaus.

O AvHoFlu “Rio Negro” realiza Levantamentos Hidrográficos com objetivo de estabelecer rotas seguras para embarcações que trafegam durante o período de seca no Rio Madeira. Os dados batimétricos coletados são posteriormente disponibilizados à comunidade marítima.

O Diretor do CHN-9, capitão de fragata Fábio Luis Moreira Jacobucci Bambace, explica que, durante a estiagem, trechos críticos apresentam baixas profundidades e pedrais que podem impactar na navegação.A baixa do nível dos rios, ainda em menor escala, pode trazer consequências para a economia local, que depende das hidrovias para escoar sua produção.

A navegação na Amazônia é considerada um ativo socioeconômico a ser garantido, e esse é o papel da Marinha.“Para que o tráfego aquaviário ocorra em segurança, se faz necessário mapear os canais com maiores profundidades, bem como acompanhar diariamente as estações fluviométricas, instrumentos que monitoram a variação do volume de água dos rios. Tais tarefas são desempenhadas pelos meios subordinados ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9)”, informa o Comandante Bambace.

Além do AvHoFlu “Rio Negro”, o AvHoFlu “Rio Solimões” e o Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) “Rio Branco” serão empregados nos próximos meses em levantamentos hidrográficos destinados a garantir a segurança da navegação, a proteção da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − quatro =