Amazonas
Marinha do Brasil promove desfile naval no Rio Negro, em Manaus, neste dia 5 de Setembro
Além do desfile naval, será inaugurado o Espaço Bracolper em frente ao Mirante Lúcia Almeida.

A Marinha do Brasil informou que promoverá desfile naval no Rio Negro, em Manaus (AM), nesta sexta-feira, 5 de setembro, a partir das 10h, em frente ao pier do mirante Lúcia Almeida. De acordo com o Comando do 9º Distrito Naval, o desfile faz parte da Fase 3 da Operação Bracolper e integra as atividades em celebração à Semana da Pátria no Amazonas. Além do desfile naval, será inaugurado o Espaço Bracolper em frente ao Mirante Lúcia Almeida.
O desfile terá quatro Navios-Patrulha Fluvial e dois Navios de Assistência Hospitalar, subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, e por um Navio Hidroceanográfico Fluvial, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste. Também compõem a formatura o ARC “Arauca”, da Armada da República da Colômbia, e BAP “Castilla”, da Marinha de Guerra do Peru.
Realizada há 51 anos, a Operação BRACOLPER consagra a integração e a fraternidade entre as Marinhas do Brasil, Colômbia e Peru. O espaço reúne o busto dos patronos das três Marinhas amigas, de forma a potencializar os objetivos da operação: estreitar os laços de amizade, incrementar a interoperabilidade e reforçar a confiança mútua entre as nações.
Com o objetivo de estreitar os laços e fortalecer a interoperabilidade entre as marinhas do Brasil, Colômbia e Peru, teve início, no dia 10 de julho, a Operação “BraColPer 2023”. As ações pretendem, ainda, aumentar a presença do Poder Naval na região da Tríplice Fronteira.
O Navio-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares” e o Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles”, da Marinha do Brasil, realizaram, no dia 11 de julho, o Exercício de Ameaça Assimétrica. Ele simula a aproximação, possivelmente hostil, de uma embarcação de pequeno porte ao navio. Para enfrentar essa ameaça potencial, é empregado o uso gradual da força, priorizando a utilização de recursos não letais, para neutralizar a ameaça.
A “BracolPer” é dividida em três fases e ocorre entre os meses de julho e setembro nos países participantes. Também integram a operação o Navio-Patrulha “Amapá” e uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário