Conecte-se conosco

Amazonas

Manaus tem mais de 680 mil pessoas atrasadas para terceira dose da vacina contra a Covid

Pessoas que têm dúvidas se estão ou não dentro do prazo para tomar a 3ª dose podem fazer a consulta na plataforma Imuniza Manaus.

A dose de reforço começou a ser aplicada pela Semsa no dia 15 de setembro de 2021. (Foto:Semsa)

Mais de 680 mil pessoas já passaram do intervalo para tomar a terceira dose e ainda não buscaram o reforço, até a manhã desta segunda-feira (16), em Manaus, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, orientou que as pessoas que têm dúvidas se estão ou não dentro do prazo para tomar a 3ª dose podem fazer a consulta na plataforma Imuniza Manaus.

Preconizada em nota técnica do Ministério da Saúde, a dose de reforço começou a ser aplicada pela Semsa no dia 15 de setembro de 2021. Atualmente, ela pode ser tomada por todas as pessoas com 18 anos ou mais, e por adolescentes de 12 a 17 anos que possuam alto grau de imunossupressão.

Djalma explica que os adolescentes imunossuprimidos devem ter tomado a segunda dose há pelo menos dois meses, e adultos imunossuprimidos, há pelo menos 28 dias. Segundo o secretário, já em relação à população de 18 a 59 anos, o intervalo é de quatro meses ou mais, e para os idosos a partir de 60 anos, três meses ou mais.

“Não é porque o cenário epidemiológico da pandemia está tranquilo que nós podemos baixar a guarda. Já está comprovado que a vacinação foi a principal estratégia para mudar o cenário da Covid-19 não só em Manaus, mas em todo o mundo. Então convido todos a procurar o posto de vacina mais próximo e proteger não só a si mesmos, mas também às pessoas que vivem perto de você”, orientou Djalma.

A lista com os endereços, horários e vacinas disponíveis nos pontos de vacinação pode ser conferida no site da Semsa ou direto no link bit.ly/localvacinacovid19. As informações também estão disponíveis nas redes sociais da secretaria (Semsa Manaus no Facebook, e @semsamanaus no Instagram).

Doses aplicadas

O Vacinômetro municipal aponta, até as 10h desta segunda-feira (16), que um total de 703.409 doses de reforço foram aplicadas em Manaus. O número foi alcançado devido às 1.638 doses aplicadas na sexta-feira, (13), e 2.074, no sábado (14).

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze + dezenove =