Amazonas
Líder comunitária morre em deslizamento de terra durante forte chuva em Manaus
Sammya Costa Maciel, de 45 anos, era vice-presidente da comunidade Fazendinha 2 e tentava salvar duas crianças que estavam em uma das casas atingidas pelo deslizamento de terras.

Sammya Costa Maciel, de 45 anos, morreu após ser soterrada em consequência de um deslizamento de terra na comunidade Fazendinha 2, na zona norte de Manaus, que soterrou seis pessoas. Ela era vice-presidente da comunidade e tentava salvar duas crianças que estavam em uma das casas atingidas pelo deslizamento de terras.
O deslizamento atingiu três moradias, de acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Ximenes Muniz. As pessoas foram socorridas, três precisaram ser encaminhadas ao hospital, mas uma mulher já chegou morta na unidade de saúde.
A morte foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, que, em nota, informou que Sammya deu entrada no Hospital e Pronto-Socorro Doutor Aristóteles Platão Bezerra de Araújo já em óbito.
O Corpo de Bombeiros informou que a área foi isolada e que a Defesa Civil foi acionada para providenciar a retirada de outros moradores próximos, porque há risco de novos deslizamentos.
O deslizamento de terras foi causado pela forte chuva que atinge Manaus desde as primeiras horas da tarde desta quarta-feira (19).
Ocorrências
A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), atendeu, até as 15h31 deste quarta-feira, 19/3, 39 chamadas em razão da chuva que atinge a cidade desde o início da tarde. As demandas foram recebidas pelo Disque 199 e o número (92) 98802-3547, canal direto de comunicação com a Defesa Civil, operado 24 horas na sede do CCC.
As ocorrências foram repassadas para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).
As precipitações em Manaus, segundo a Prefeitura, atingiram 49,4 mm. Entre as ocorrências, 20 foram de alagações, sendo 15 na zona Norte, duas na zona Leste, duas na zona Centro-Sul, uma na zona Centro-Oeste. Uma ocorrência de bueiro na zona Oeste. Um desabamento na zona Leste. Seis deslizamentos, sendo quatro na zona Norte e dois na zona Oeste. Dois destelhamentos na zona norte. Duas ocorrências de rachadura, sendo uma na zona Norte e um na zona Sul. Cinco riscos de desabamento, sendo um na zona Leste, um na zona Sul, um na zona Oeste e dois na zona Norte. Duas solicitações de vistoria na zona Norte.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário