Conecte-se conosco

Amazonas

Keitton Pinheiro vence candidato apoiado por Wilson Lima e é eleito prefeito de Coari (AM)

O uso a máquina do estado não conseguiu mudar o resultado da eleição, considerada uma prévia de 2022, quando Wilson Lima tentará a reeleição e, até agora, não consegue passar de um dígito nas pesquisas eleitorais.

O candidato Robson Tiradentes (PSC), apoiado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, do mesmo partido, fo derrotadao na eleição para prefeito de Coari (AM), neste domingo (05/12). O candidato do PP, Keitton Pinheiro, venceu a eleição suplementar e será o prefeito do município até dezembro de 2024.

O governador Wilson Lima apoiou o candidato derrotado na eleição em Coari.

Com 95,83% das urnas apuradas, Pinheiro tinha 53,18% dos votos (17.268), contra 35,13% de Tiradentes Jr, (11.408), Em seguida, apareciam o candidato Zé Henrique com 11,23% e Mil Mitouso, com 0,46%, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No sábado, Wilson Lima esteve em Coari para participar do último ato de campanha de Tiradentes.
Os apoiadores de Keitton Pinheiro saíram às ruas comemorar a vitória, com grande concentração no bairro Santa Efigênia.

Em nota Robson Tiradentes Júnior e seu candidato a vice, o coronel da Polícia Militar e ex-secretário de Segurança do Estado na gestão Wilson Lima, Ayrton Norte, reconheceram a derrota e agradeceram “os votos recebidos de quem acreditou nas propostas de mudança”, e também aos “apoiadores que foram incansáveis durante a breve campanha desta eleição suplementar”.

O Tribunal Regional do Amazonas (TRE) informou que destacou uma equipe para atuar no pleito, com larga experiência em eleições. Participaram dos trabalhos, além dos três magistrados, 18 servidores de Manaus e seis servidores da 8ª Zona Eleitoral. A eleição teve a participação do Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar.

Apoio

No último sábado, Wilson Lima (PSC) fez caminhada e passeata ao lado de Tiradentes Jr e disse que precisava de “um parceiro em Coari”. Ele foi recebido por Tiradentes e apoiadores no aeroporto e foi em “motociata” até um local conhecido como “Seringal”, no bairro Espírito Santo. Depois, a pé, caminharam até o porto. O governador e o candidato do PSC estavam acompanhados de Ayrton Norte, candidato a vice-prefeito, dos deputados estaduais Doutor Gomes (PSC), Abdala Fraxe (Podemos) e Sinésio Campos (PT), e do deputado federal Alberto Neto (Republicanos).

“Eu preciso de um parceiro em Coari. Nós precisamos mudar a realidade desse município, que é rico, mas ainda continua tendo um povo muito pobre. Isso é sinal de que os que passaram por aí tiveram oportunidade de fazer, tiveram dinheiro e força política e não fizeram. A gente precisa de renovação e a gente precisa de sangue novo”, disse Wilson Lima ao site Amazonas Atual.

Wilson Lima foi o grande derrotado na eleição deste domingo. Ele Wilson investiu na campanha de Tiradentes Jr., distribuindo milhares de cestas básicas e cartão de auxílio financeiro, mas o candidato teve pouco mais de 30% dos votos. O eleitor de Coari mandou um recado para o governador: #ForaWilsonLima.

Wilson Lima mobilizou a polícia, todo o seu secretariado, fez várias viagens a Coari e, ao final da apuração deste domingo, mostrou seu tamanho político e eleitoral.

O uso a máquina do estado não conseguiu mudar o resultado da eleição, considerada uma prévia de 2022, quando Wilson Lima tentará a reeleição e, até agora, não consegue passar de um dígito nas pesquisas eleitorais.

O resultado da eleição deste domingo jogou um balde de água fria na cúpula do Governo. A análise é que será impossível reverter a elevadíssima rejeição de Wilson Lima. “É uma situação cristalizada, definitiva”, disse um correligionário do governador.