Conecte-se conosco

Amazonas

Intercept: Wilson Lima contata lobistas para empresas dos EUA explorarem riquezas do Amazonas

O governo do Amazonas informou que, no início da gestão, foi procurado pelo Interamerica Group, que ofereceu parceria na atração de investimentos para o Estado e que as tratativas não avançaram.

O governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) começou a trabalhar com a empresa de lobistas ‘Interamerica Group’, de Washington, capital dos Estados Unidos, para recrutar empresas americanas para a exploração no Estado. A informação foi publicada pela versão americana do site The Intercept, e a matéria aponta, com documentos, que o Governo do Amazonas está trabalhando com o “Interamerica Group” desde junho deste ano.

Segundo o site, a empresa pertence a Jerry Pierce Jr., ex-prefeito da cidade de Jersey, em Nova Jersey, e ex-secretário assistente de Administração do presidente George HW Bush. Em 2009 Pierce foi condenado por fraude eleitoral a três anos de prisão que foram cumpridos em liberdade condicional.

Os registros iniciais, divulgados sob o Ato de Registro de Agentes Estrangeiros através do Departamento de Justiça, que regula lobby estrangeiro, mostram que Pierce é quem representa o governador Wilson Lima em reuniões com agências federais e no Congresso Americano.

Em um documento de divulgação para o trabalho com o Estado do Amazonas, também está listada a brasileira Kellen Felix Dunning, vice-presidente do Interamerica Group, como responsável pela organização da programação para 14 pessoas de uma comitiva do Governo do Estado em Washington e Nova York, que estava prevista para o período entre 17 e 23 de junho.

De acordo com o The Intercept, o grupo de lobistas já enviou um pacote informativo para empresas americanas em nome do governador Wilson Lima, promovendo a região amazônica por seu potencial de desenvolvimento.

O pacote, conforme o site, lista mineração, agronegócio e “indústria química de gás” como “oportunidades” para empresas americanas, e entre os “desafios” para esses negócios potenciais é “Garantir a Conservação Florestal”.

O site informou que os trabalhos entre Governo e o Grupo estão parados e só devem retornar em 2020.

Governo nega

O Governo do Amazonas informou que não trabalha com o Interamerica Group como afirma a reportagem. Disse que, no início da gestão, representantes do grupo procuraram o governo para oferecer parceria na atração de investimentos para o Estado do Amazonas e que a Secretaria de Planejamento do Estado recebeu representantes da Interamerica Group, que propôs a realização de um encontro com investidores em Washington.

Em nota, o governo disse que as tratativas não avançaram, não havendo nenhum tipo de acordo, parceria ou contrato com o Interamerica Group. O governo informou que trabalha atualmente com a construção do plano de desenvolvimento “em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU)”.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 4 =