Amazonas
Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuva acima da média no Amazonas e em áreas das regiões Norte para o mês de fevereiro
A aprevisão de chuvas acima da média é no centro-sul do Amazonas, Pará, centro-norte de Roraima e leste do Tocantins.
Para o mês de fevereiro de 2026, a previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica chuva acima da média em áreas das regiões Norte e Sudeste. Por outro lado, a previsão é de chuva abaixo da média histórica de fevereiro em grande parte das regiões Sul e Centro-Oeste.
Para a Região Norte, são previstos totais de chuva até 50 mm acima da média no sudeste, oeste e extremo norte do Amazonas, centro-sul de Roraima, leste do Tocantins e grande parte do Pará. Nas demais áreas da região, o prognóstico indica valores próximos ou abaixo da média climatológica, como no sudoeste, centro e nordeste do Amazonas, leste do Acre, oeste de Tocantins, norte do Amapá e Roraima e no noroeste e nordeste do Pará.
A previsão indica que as temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país.
Para a Região Norte, são previstas temperaturas médias até 1 °C acima da média, principalmente nos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Acre, onde as temperaturas médias devem variar entre 27 °C e 32 °C. Nos demais estados da região, as temperaturas devem permanecer dentro da média ou levemente (0,2 °C) acima da média.
Na Região Norte, a previsão de chuvas acima da média no centro-sul do Amazonas, Pará, centro-norte de Roraima e leste do Tocantins tende a favorecer a manutenção da umidade do solo e o adequado desenvolvimento das lavouras de verão.
No entanto, a elevação das temperaturas, com desvios que podem ser de até 0,6 °C acima da média em áreas do Acre, nordeste do Pará e Tocantins, tende a intensificar a evapotranspiração e aumentar o risco de estresse térmico. Essas condições podem provocar o abortamento floral e comprometer o enchimento dos grãos, especialmente em lavouras de sequeiro e em áreas com menor capacidade de retenção de água no solo.
Veja a previsão para todas as regiões do Brasil.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário