Conecte-se conosco

Amazonas

Inpe: Amazonas lidera desmatamento de área de 900 km² sob alerta na Amazônia Legal

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de 8 estados.

O Amazonas foi o estado que mais desmatou, com quase um terço do total nacional em toda a Amazônia Legal que teve 900 km² de área sob alerta de desmatamento em maio deste ano. Os dados são do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta sexta-feira, 10/6. O número é o segundo maior para o mês em seis anos – atrás apenas de 2021.

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.


O Deter produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²), tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (exploração de madeira, mineração, queimadas e outras). O sistema não é o dado oficial de desmatamento, mas alerta sobre onde o problema está acontecendo.

Entenda como funcionam satélites que monitoram desmatamento na Amazônia

A medição oficial do desmatamento, feita pelo sistema Prodes, costuma superar os alertas sinalizados pelo Deter. Na temporada 2020-2021 – período que engloba agosto de 2020 a julho de 2021 –, foram 13 mil km² de área sob alerta de desmatamento, maior número desde 2006.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove − 4 =