Amazonas
Imagens de satélite do Sivam já mostram redução de focos de incêndio na Amazônia
Operação Verde Brasil chega ao 3º dia com 2,5 mil militares, 15 aeronaves, 210 viaturas e 10 embarcações. Ações começaram a partir do emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem Ambiental.
Imagens de satélite do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) do Ministério da Defesa, divulgadas nesta terça-feira (27), mostram redução das regiões atingidas por incêndios florestais na Amazônia Legal, de sábado (24) para segunda-feira (26). Os pontos detectados pelo satélite do Sipam apontam as áreas mais críticas, sendo úteis para subsidiar as equipes de campo. As informações são do Ministério da Defesa.
A Operação Verde Brasil chega ao terceiro dia das ações desencadeadas com o envolvimento de cerca de 2,5 mil militares, o emprego de 15 aeronaves, entre aviões e helicópteros, 210 viaturas e 10 embarcações. A operação teve início a partir da decretação de emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA), na sexta-feira (23). Essa medida continua em vigor até 24 de setembro.
As ações dos militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica) são coordenadas pelo Comando Militar da Amazônia e pelo Comando Militar do Norte. O primeiro, localizado em Manaus, engloba os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e parte do Maranhão. O Comando Militar do Norte, localizado em Belém, compreende os estados do Pará, Amapá, Maranhão e parte do Tocantins.
Paralelamente ao combate dos focos de incêndio, são treinados mais brigadistas e desenvolvidas ações repressivas, de prevenção e de conscientização.
A atuação das Forças Armadas ocorre em apoio às iniciativas dos governos estaduais já em andamento e para ações subsidiárias nas regiões de fronteira, terras indígenas e áreas da União. As ações contam com a integração de instituições e órgãos de Segurança Pública e Fiscalização, como Força Nacional, Corpo de Bombeiros Militares, equipes de prevenção e combate à incêndios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar Ambiental, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário