Conecte-se conosco

Amazonas

Ideb: Amazonas ficou na 22ª posição no ranking nacional do Ensino Médio, em 2019

Ensino Médio no Amazonas tem nota 3,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O Ensino Médio da rede pública estadual de educação do Amazonas alcançou 3,5 pontos na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ano passado. A meta estabelecida era de 3,8 pontos. Em 2017, último resultado da pesquisa, o Amazonas obteve 3,3 pontos, também abaixo da meta, que era de 3,5. A meta para 2021 é de 4 pontos.

O Ideb 2019, índice que avalia o desenvolvimento da educação básica brasileira, divulgado nesta terça-feira (15), indica que a aprendizagem e a aprovação dos estudantes ainda têm menor desempenho conforme o aluno avança no sistema de ensino.

No ranking nacional do ensino médio, em 2019, Amazonas figura na 22ª posição. O índice considera a aprovação de alunos e desempenho nas provas de matemática e português. Em todo o País, o Ensino Médio não atinge nível esperado de qualidade desde 2013.

No Ensino Fundamental, o Brasil atingiu as metas nas séries iniciais, mas falhou nos anos finais. No Ensino Fundamental, os chamados “anos iniciais”, a rede estadual alcançou a meta de 5,8 pontos, superando a meta de 5,5 definida para o Ideb de 2021. Já nos “anos finais”, a rede estadual também superou a meta em 0,2 pontos, mantendo a marca de 4,6, que foi o mesmo resultado de 2017.

Ensino municipal

A rede de ensino municipal conseguiu 5,9 pontos nos “anos iniciais” do Ensino fundamental. A meta projetada era de 5,5. Nos “anos finais”, a meta era de 4,3 e a rede municipal atingiu 4,8 pontos, também ultrapassando o limite estabelecido, inclusive o de 2021, que é de 4,6.

Brasil

Em 2019, o Brasil bateu a meta para os primeiros anos de aprendizagem (até o 5ª ano) pela sétima vez seguida, desde que o índice foi criado em 2005, com edição a cada dois anos. ️

Mas não atingiu o mínimo proposto para a avaliação dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) pela quarta vez consecutiva.

No ensino médio, a avaliação ficou longe da meta.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 1 =

Need Help? Chat with us