Conecte-se conosco

Amazonas

Ibama multou ribeirinho que cuida da capivara Filó em Autazes, diz parlamentar

Joana Darc disse que o órgão vai recolher o animal da fazenda onde a capivara Filó é criada

Foto: Reprodução

A deputada estadual Joana Darc (UB) usou suas redes sociais na tarde desta terça-feira (18/04) informando que o ribeirinho e fazendeiro Agenor Tupinambá, que ficou conhecido na internet pelo convívio com capivara Filó em uma fazenda de Autazes, foi multado em R$ 17 mil pelo Ibama. De acordo com a parlamentar, uma denúncia de fora do estado relatou que o ribeirinho estaria cometendo maus-tratos com o animal, que ficou conhecido em todas as plataformas de redes sociais.

“Ibama recolherá a capivara Filó, e já multou o @agenortupinamba em mais de R$ 17 mil. Ele está sendo perseguido como se fosse um criminoso, sendo que todo mundo sabe que aqui no Amazonas os animais convivem com as pessoas, principalmente no interior. A caprivara Filo vive livre no habitat dela, que é o mesmo “habitat” do Agenor. Não vou deixar isso acontecer, já estamos no caso e precisamos do apoio de todos vocês!”, escreveu a parlamentar no Instagram.

Em um stories do Instagram, Agenor Tupinambá relatou a situação. “Hoje, passei uma situação que nunca imaginei que passaria. Minha cabeça girou, vomitei, minha garganta fechou e eu ache… (SIC). Fui procurado por agentes do Ibama na minha faculdade. Fui notificado e multado por maus-tratos de animais e várias outras coisas. Eu nunca seria capaz de fazer uma coisa dessas, mas são coisas que não podemos eveitar. Junto a minha assessoria irei postar um vídeo com todos os detalhes”, escreveu Agenor.

Agenor

Agenor Tupinambá encantou a internet por sua paixão por seus animais, na fazenda onde reside, em Autazes, no Amazonas. Na internet, Agenor “bombou” após aparecer tomando banho com sua capivara, chamada carinhosamente de Filó. A publicação conta com mais de 112 milhões de visualizações no Tik Tok. À imprensa, Agenor contou que a pequena capivara foi encontrada longe da mãe, que foi morta por um outro animal. Filó passou a ser criada na fazenda.

A reportagem aguarda posicionamento do Ibama.

1 Comentário

1 Comentários

  1. William Cruz 21/04/23 - 07:38

    E incrivel a hipocrisia e a falta de competência do IBAMA, foram enxer o saco do cara que visivelmente trata mto bem a capivara, enquanto deveriam estar cuidando as queimadas e o desmatamento da Amazonia. Isso não fazem, certo estava o Bolsonaro em desmantelar esse órgão publico que presta um dos piores serviços do funcionalismo

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =