Conecte-se conosco

Amazonas

Homicídios aumentaram em Manaus após programa milionário lançado por  Wilson Lima, mostram dados da SSP

Governo divulgou nota, nesta sexta-feira (04/03) com ‘pirueta’ estatística para tentar mostrar redução de homicídios no Estado.

Polícia Civil registrou aumento de 100% no número de homicídios ocorridos em setembro (Foto:Getty Images)

Os dados oficiais no site da Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP) mostram que o número de homicídios aumentou em Manaus e se manteve na mesma média no interior do Estado, mês a mês, desde que o governador Wilson Lima (PSC) lançou, em julho de 2021, o programa denominado ‘Amazonas Mais Seguro’.

No lançamento festivo, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o governador falou em investimentos de R$ 280 milhões, com  a implantação de um  sistema de câmeras e concurso público para as forças de Segurança com 2.525 vagas.

De acordo com os números no site da SSP, foram 98 homcídios em Manaus em agosto, 101 em setembro, 99 em outubro, 114 em novembro e 106 em dezembro do ano passado.

No interior, também não houve redução no mesmo período. Foram 35 homicídios em agosto, 33 em setembro, 49 em outubro, 35 em novembro e 33 em dezembro.

Os números postados no site da SSP mostram que Amazonas teve 1.487 homicídios em 2021, contra 954 em 2020, um crescimento de 55,87%. E que o índice de crescimento foi maior ainda em Manaus, que teve 1.072 homicídios, contra 657 em 2020: 63,16%.

‘Pirueta’ para reduzir

Nesta sexta-feira, o governo do Amazonas divulgou nota em que  comparou  dados de agosto de 2021 com janeiro deste ano. A ‘pirueta estatística’ foi para tentar mostrar que o Estado “registrou uma redução de 24% em crimes de homicídio”, “reflexo da implantação do programa Amazonas Mais Seguro”.

A nota do governo, publicada no site oficial do Estado e em vários sites de Manaus, cita dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) para o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, comemorar “o êxito das ações realizadas de maneira integrada entre os órgãos que compõem o sistema”.

A nota diz, ainda, que “entre os dias 1° e 15 de janeiro de 2022, o Amazonas registrou 60 homicídios”,  que “nesse mesmo período, no mês de fevereiro também deste ano, foram registrados 45 homicídios”e que “o resultado mostra uma redução de 25% no estado, analisando o período de 15 dias dos dois primeiros meses, segundo os dados do Ciesp”.

De acordo com números postados no site da SSP, o número de homicídios em Manaus cresceu 45% em janeiro deste ano, na comparação com janeiro de 2021. Foram 74 casos, contra 51 no ano passado.

Todos os dados revelam que o Amazonas está em sentido oposto aos índices nacionais que mostram uma queda de 4,7% nos assassinatos nos primeiros nove meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2020.

Monitor da Violência: Amazonas supera índice nacional de crimes violentos com aumento de 54% em 2021

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − catorze =