Conecte-se conosco

Amazonas

Governo federal e BYD fecham acordo para produção de baterias de veículos na Zona Franca de Manaus

O documento foi assinado nesta quinta (21/03) pelo ministro Geraldo Alckmin (Mdic) e pela ministra Luciana Santos (MCTI).

governo-federal-e-byd-fecham-p

O Ministério da Indústria (Mdic) e de Ciência e Tecnologia (MCTI) fecharam o acordo em torno do Processo Produtivo Básico (o chamado PPB) para que a BYD desenvolva partes da produção de baterias de veículos pesados na Zona Franca de Manaus.

O documento foi assinado nesta quinta (21/03) pelo ministro Geraldo Alckmin (Mdic) e pela ministra Luciana Santos (MCTI).

Para isso, a BYD contou com contribuições da WEG e das Baterias Moura.

“Essa é mais uma medida da política industrial do presidente Lula no sentido de garantir a participação brasileira em etapas relevantes das cadeias de produção”, diz o vice-presidente e ministro do Mdic, Geraldo Alckmin.

O entendimento, centrado no Processo Produtivo Básico (PPB), visa estabelecer uma parte significativa da produção de baterias de veículos pesados na Zona Franca de Manaus, conforme o Painel S.A, na Folha.

A formalização do acordo ocorreu na quinta-feira (21/03), com a assinatura do documento pelo ministro Geraldo Alckmin, representando o Mdic, e pela ministra Luciana Santos, à frente do MCTI.

A parceria é considerada um importante passo na colaboração entre o governo brasileiro e a BYD, visando fortalecer a indústria nacional de veículos pesados e promover avanços tecnológicos na produção de baterias.

Instalada em 2017 e com produção iniciada em 2020 em Manaus, a BYD Indústria de Baterias Ltda. tem impulsionado a fabricação de baterias na capital amazonense. A empresa é referência global em energia limpa e possui uma marca que está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades, de 50 países.

São mais de 240 mil funcionários distribuídos em 30 fábricas ao redor do planeta. Desses, mais de 50 mil são engenheiros e pesquisadores focados no desenvolvimento de novas patentes.

Na missão de oferecer um ecossistema de zero emissões, a BYD também é fornecedora de componentes, baterias para celulares, tablets e laptops no mundo.

Em termos de Brasil, o trabalho começou em 2015 com a inauguração da fábrica de chassis de ônibus elétricos em Campinas (SP), onde dois anos depois, inaugurou a nova unidade destinada à fabricação de módulos fotovoltaicos.

As atividades em Manaus integraram a terceira planta do grupo no país, e fazem parte de um rigoroso controle ambiental chamado “Selo Verde”, para garantir a preservação da Amazônia e a qualidade dos produtos, livre de qualquer risco ao meio ambiente.

Considerada a primeira fábrica de baterias com tecnologia industrial 4.0 desse tipo no Brasil, com capacidade de produção de até 18 mil módulos de baterias por ano, a fábrica de Manaus é responsável pela produção dos modelos de baterias para uso em veículos elétricos nos modelos C15-12SYL e C15-14SYL.

O principal componente é Fosfato Ferro Lítio (LiFePO4) como material de eletrodo positivo, que possui uma excelente segurança, ciclo de vida longo, bom desempenho em temperatura e alta densidade de energia. Além disso são econômicos e não poluentes.

Os módulos de baterias LiFePO4 são destinados ao abastecimento da unidade industrial da empresa em Campinas (SP), onde produz chassis de ônibus 100% elétricos.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − oito =