Amazonas
Governo do Amazonas anuncia plano com promessa de acelerar consultas e exames de saúde
Governados diz que meta é que, a partir do dia 1º de janeiro de 2022, um paciente não espere mais de trinta dias para fazer um exame ou uma consulta.
O governador Wilson Lima apresentou, nesta sexta-feira (24/09), o plano com promessa de acelerar consultas e exames na rede estadual de saúde. Os projetos, chamados de Consulta+ e Examina+ , fazem parte do Programa Saúde Amazonas, que prometem oferta, por mês, de 86.471 exames e serviços terapêuticos, além de 11.990 consultas no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Rinald Abdel Aziz, na zona norte de Manaus.
“As pessoas ou a maioria dos pacientes da rede pública ficaram com cirurgias, consultas, exames represados desde o início do pico da pandemia. As nossas unidades hospitalares começaram a fazer um atendimento daquilo que era mais urgente. A meta que eu estabeleci aqui para a Secretaria de Saúde é que a partir do dia 1º de janeiro de 2022 um paciente não espere mais de trinta dias para fazer um exame ou uma consulta. Isso daqui é algo que eu vou cobrar todos os dias”, disse Wilson Lima.
De acordo com o programa anunciado, o HPS do Delphina Aziz passará a ofertar na rede estadual de saúde um total de quase 98,5 mil procedimentos ambulatoriais por mês, utilizando toda a sua capacidade instalada. Os agendamentos serão via Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura).
O Governo do Amazonas informou que já iniciou a abertura dos Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) do Delphina Aziz para a rede. “O projeto Examina+ vai ofertar, apenas no HPS, 86.471 exames por mês, incluindo 3.320 sessões de fisioterapia”, informou.
Já o projeto Consulta+ vai ofertar, a partir do início de outubro, também no Delphina Aziz, 11.990 consultas/mês, para ajudar a desafogar a rede ambulatorial do Estado. Além de 8.370 consultas/mês em 15 especialidades médicas, serão ofertadas 3.620 consultas de ambulatório cirúrgico, informou a Secretaria de Saúde.
De acordo com o programa anunciado, são consultas especializadas nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia adulto e infantil, reumatologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia adulto e infantil, otorrinolaringologia, pneumologia adulto e pediátrico, urologia e nutrição.
Segundo o secretário da SES-AM, Anoar Samad, em uma segunda fase, o Examina+ e Consulta+ ofertarão 158 mil procedimentos em toda a rede de saúde estadual. “A gente quer avançar até março, abril do ano que vem, entre consultas e exames. Creio que aí a gente vai avaliar essa questão do tempo de espera. A demanda, você sabe, não para nunca. É uma curva que está sempre em ascendência. A gente vai trabalhar controlando esses dados, mas esse é um pontapé inicial fantástico que já vai ajudar a reduzir esse tempo de espera”, disse o secretário.
O Governo do Amazonas anunciou, ainda, que prepara o lançamento, nos próximos dias, de um projeto para ampliar a oferta de cirurgias eletivas no Estado, o Opera+, que também deverá utilizar a capacidade instalada do Delphina Aziz, com 11 salas cirúrgicas funcionando para realizar 1.265 cirurgias eletivas por mês, somente naquela unidade hospitalar.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário