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Amazonas

Gestão de Wilson Lima encerra 3º ano somando gastos de R$ 385 mi em publicidade e propaganda

O dinheiro gasto na máquina da publicidade e propaganda nos últimos três anos daria para pagar nove meses do auxílio estadual, de R$ 150, para 300 mil famílias no Estado.

A gestão do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) está fechando o seu terceiro ano com mais um recorde histórico: em três anos, já gastou mais de R$ 385 milhões via Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Evolução dos valores empenhados via Secretaria de Comunicação do Amazonas, de acordo com o Portal da Transparência do Estado.

O dinheiro gasto na máquina da publicidade e propaganda nos últimos três anos daria para pagar nove meses do auxílio estadual, de R$ 150, para 300 mil famílias no Estado e tem valor  maior que o estimado para o prêmio da  Mega-Sena da Virada deste ano, de R$ 350 milhões.

E o valor dos gastos da gestão de Wilson Lima com comunicação só cresceu ao longo dos três anos de gestão: começou com R$ 69,9 milhões, em 2019. Depois foi para R$ 122,6 milhões em 2020. E este ano, até esta sexta-feira, soma mais de R$ 192 milhões. Os números estão disponíveis no Portal de Transparência do Estado.

Em 2021, a gestão do governador do Amazonas, Wilson Lima, que é pré-candidato à reeleição, já empenhou, em 2021, R$ 193,1 milhões via Secom.

O aumento de quase 60% nos gastos, entre 2020 e 2021 possibilita que o governo gaste mais em 2022. O Artigo 73, VII, da Lei nº 9.504/1997, que estabelece normas para as eleições, proíbe gastos com publicidade institucional, no primeiro semestre do ano eleitoral, que excedam a média de despesas dos primeiros semestres dos três anos imediatamente anteriores. Ou seja, em 2021, o governo aumentou os gastos e a média do valor que poderá gastar em 2022, ano eleitoral.

De acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, estado mais rico do país, com orçamento dez vezes maior do que o do Amazonas, a previsão inicial era  gastar R$ 153,2 milhões com publicidade e propaganda em 2021. O valor chegou a R$ 190 milhões, em outubro, segundo informações da revista Crusoé.

Em agosto deste ano, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou procedimento preparatório para apurar os gastos do governo do Amazonas com publicidade no ano de 2020, tendo como beneficiária a empresa Kintaw Design e Publicidade Ltda., contratada pela Secom.

A Portaria de instauração do procedimento foi publicada no Diário Oficial do MP-AM) do último dia 5 de novembro econsidera “a autuação de Notícia de Fato n. 01.2021.00002306- 0, para apuração de suposto gasto excessivo com publicidade no ano de 2020, por parte do Governo do Estado”.

Em novembro, o deputado estadual Wilker Barreto denunciou o que chamou de “desprezo do Governo do Amazonas com a saúde pública do Estado”. Ele disse que os gastos com propaganda são desnecessários, “enquanto os principais hospitais do Estado sofrem com baixo aporte de recursos para melhoria dos serviços de saúde”.

Com Wilson Lima em pré-campanha, AM aumenta gastos com propaganda e já se equipara a SP

 

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