Conecte-se conosco

Amazonas

General Costa Neves assume gestão do Comando Militar da Amazônia

O novo Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves falou que é um verdadeiro apaixonado pela região.

Novo comandante do CMA, general Costa Neves – Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira, 04 de maio, o General de Exército Achilles Furlan Neto passou o Comando do Comando Militar da Amazônia para o General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves durante solenidade militar realizada no campo de parada Coronel Jorge Teixeira.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Ribeiro Paiva e contou com a presença do Comandante de Operações Terrestres, General Estevam Cals Theophilo Gaspar De Oliveira, de representantes do Governo do Estado do Amazonas, da Prefeitura Municipal de Manaus, autoridades do poder judiciário, do Comandantes das Brigadas de Infantaria de Selva e Comandantes das Organizações Militares da Guarnição de Manaus.

Durante a Formatura foi lida a referência elogiosa consignada pelo Comandante do Exército, General Tomás a respeito das ações que o General Furlan planejou e desempenhou no CMA, com destaque as operações na faixa de fronteira, contribuindo efetivamente para a prevenção e repressão a crimes transfronteiriços e ambientais, o apoio humanitário como os da Operação Acolhida e a Operação Yanomami, ainda em curso, a modernização dos Pelotões Especiais de Fronteira e a verticalização do Plano Nacional Residencial.

“O General Furlan foi incansável na liderança e no trabalho à frente do Comando Militar da Amazônia e somos muito agradecidos a ele. O soldado da Amazônia é um orgulho para o Exército, pois cumpre missão diuturnamente, principalmente em locais onde somos a única presença do estado”, concluiu o General Tomás.

Ao fazer o uso da palavra, o General Furlan destacou: “Em nenhum local do Brasil a interoperabilidade é tão presente e forte, agradeço a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira, as autoridades do executivo, aos empresários e homens de bem da Amazônia, só foi possível ao CMA estender a Mão Amiga, graças ao relacionamento institucional de alto nível que estivemos”.

Quando se dirigiu aos mais de 1.900 militares em forma evidenciou: “No epílogo dessas palavras de despedida vou dizer à equipe com as quais o Exército me proporcionou trabalhar. O valor do caráter, a coragem nas ações de defesa e soberania do Brasil transcendem, eu jamais estive sozinho, foram muitas missões e na hora de ajudar o nosso povo, os soldados, portando as suas armas e arriscando suas vidas, estiveram prontos e foram vitoriosos. Obrigado por ter tido o privilégio de comandá-los. Com 45 anos de serviços dedicados à pátria, essa despedida está sendo a mais difícil”.

O novo Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves falou sobre o orgulho que sente em assumir essa função: “É a minha quarta comissão na Amazônia, sou um verdadeiro apaixonado por essa região, então eu recebo essa designação do Comandante do Exército com uma satisfação muito grande. Sempre estive trabalhando para o bem da Amazônia e dos amazônidas, sua proteção e segurança” destacou.

Sobre as primeiras ações como Comandante, o general apontou que elas têm relação com o lema do Exército, ‘Braço Forte, Mão Amiga’: “Nós temos um Braço Forte, com a prontidão operacional e logística para a defesa da pátria e ao mesmo tempo a Mão Amiga, sempre estendida em cooperação para trazer o bem estar social para a população, essas serão as duas grandes forças que eu vou empregar no meu comando”.

Ao final da solenidade, a tropa da Guarnição de Manaus desfilou em continência ao novo Comandante Militar da Amazônia.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 2 =