Conecte-se conosco

Amazonas

G1: Amazonas é um dos estados que vacinam mais lentamente

Apesar de ter recebido doses extras do imunizante contra a Covid, o Amazonas pouco avança na vacinação

A vacinação no Amazonas iniciou no dia 18 de janeiro – Foto: Semcom

O Amazonas não é o estado que mais imunizou sua população mesmo tendo recebido doses extras da vacina contra a Covid-19. Além disso, é um dos que usam mais lentamente o estoque de doses disponíveis. As informações são do G1.

Esses lotes adicionais foram enviados após um acordo entre governadores, que levaram em consideração o colapso no sistema de saúde do estado. Na primeira remessa do Ministério da Saúde, o Amazonas recebeu 282.320 doses da Coronavac. No dia 23, outras 132,5 mil doses da AstraZeneca desembarcaram no Estado. No dia 25, o Amazonas recebeu 44,6 mil doses da Coronavac. No total, são 459.420 doses.

O Amazonas aplicou somente 24,22% das mais de 459 mil doses disponíveis do imunizante, conforme dados do consórcio de veículos de imprensa desta sexta-feira (5). É um dos que menos utilizou a oferta, atrás apenas do Acre, que usou 10,56%, de Roraima, que usou 15,40% , e de Tocantins, que aplicou 23,23% do total recebido.

Em números absolutos, o Amazonas aplicou o imunizante em 111.282 pessoas, o que equivale a 2,64% de sua população acima de 18 anos. Mesmo quando observado somente o percentual, o Amazonas perde para o Distrito Federal, que vacinou 3,20% de sua população — os dados são desta sexta-feira (5).

Questionada, a Secretaria de Saúde do Amazonas informou ao G1  que é responsável somente pela distribuição das vacinas às prefeituras e que o cronograma e aplicação de responsabilidade dos governos municipais. No entanto, a própria Secretaria definiu os nomes das pessoas que receberiam as doses em Manaus após a suspensão da vacinação pela suspeita de irregularidades (veja mais abaixo).

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 15 =