Conecte-se conosco

Amazonas

Frente fria avança na Região Norte e Manaus tem ‘friagem’ de madrugada com 21 graus Celsius

A friagem é a incursão de ar frio, de origem polar, até as áreas de baixas latitudes.

Manaus registrou, na madrugada desta quarta-feira, a sua madrugada mais fria do ano, com 21 graus Celsius (Cº), segundo os institutos de meteorologia. A temperatura baixa é reflexo da grande frente fria que avança sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. O fenômeno na Amazônia é conhecido como ‘friagem’. Municípios do Sul do Estado registraram baixas temperaturas na madrugada, como Boca do Acre (13Cº ), Lábrea (15 Cº) e Humaitá (16 Cº).

 

A friagem é a incursão de ar frio, de origem polar, até as áreas de baixas latitudes. A entrada de ar frio na região amazônica é um fenômeno que ocorre todos os anos na parte sudoeste da região, porém algumas vezes esse ar frio pode ser tão intenso que ultrapassa a linha do equador e chega ao hemisfério norte.

A semana tem frio intenso em boa parte do Basil, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A massa de ar polar que avança pelo país deve diminuir a temperatura na região Norte.

Forte frente fria avança sobre o país e provoca frio intenso nos próximos dias. Há condições para temperaturas abaixo de 0°C, geada, neve e friagem. Confira o passo a passo do deslocamento desta frente fria e saiba quando vai esfriar no seu estado.

Como vinha sendo previsto pela Climatempo, uma grande frente fria chegou ao Sul do Brasil no primeiro fim de semana do inverno ( e o último de junho), onde provocou temporais especialmente sobre o Rio Grande do Sul, mas fortes pancadas de chuva também ocorreram em locais de Santa Catarina e do Paraná. Nos próximos  dias, esta frente fria avança sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, causando mudanças no tempo também em parte do Norte e do Nordeste.

Frente fria especial

Esta frente fria está chamando muito a atenção dos meteorologistas porque é um sistema forte e que vai avançar pelo interior do Brasil, o que se chama de frente fria continental, causando muito frio na virada de junho para julho de 2021.O centro da massa de frio que vem com esta frente fria é forte e vai passar exatamente sobre o Sul do Brasil, antes de ir para o mar. O centro de uma massa de frio é a região onde o frio é mais intenso.

A massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria é mais forte em 2021, até agora e se desloca pelo interior da América do Sul,  tendo pouco contato com o oceano nos primeiros dias de sua atuação. Isto aumenta o poder de frio e secagem do ar, tornando esta massa de ar frio potencialmente mais perigosa para provocar temperaturas muito baixas no Brasil, neve e geada, ampla e forte.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 5 =