Amazonas
Fiscalização do Ibama apreende 4 toneladas de pescado ilegal no Amazonas
A fiscalização, ocorrida na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, resultou em mais de R$ 460 mil em multas ambientais.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que, com a finalidade de combater a pesca ilegal e caça no Amazonas, encerrou, nesta segunda-feira (05/05), a Operação Gaspar, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, a 223 quilômetros de Manaus (AM). A Operação ocorreu em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (SEMA/AM) e o Batalhão de Policiamento Ambiental,
A operação teve como objetivo a fiscalização de embarcações e flutuantes, além da abordagem de suspeitos de envolvimento com atividades ilegais. Os agentes ambientais apreenderam mais de quatro toneladas de pescado ilegal, sendo três de pirarucu, espécie protegida e listada na Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (Cites).
Além das apreensões, foram emitidos 15 autos de infração, resultando na aplicação de R$ 464 mil em multas. Como forma de reverter os impactos da pesca ilegal e beneficiar a população local, todo o pescado apreendido foi doado à comunidade.
Localizada no baixo rio Purus, a RDS Piagaçu-Purus abrange partes dos municípios de Beruri, Anori, Tapauá e Coari, totalizando aproximadamente 1 milhão de hectares. Composta por ecossistemas de várzea e terra firme, a área é estratégica para a conservação ambiental.
Segundo o Ibama, a Operação Gaspar reforça o compromisso das autoridades com a conservação ambiental e o combate a crimes ambientais que ameaçam a biodiversidade amazônica.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário