Amazonas
Facebook é a rede social com maior número de perfis entre os manauaras, aponta pesquisa Action
Foram analisadas as principais redes sociais disponíveis a usuários no mundo inteiro. Destacam-se quatro pela intensidade de maior uso.

O Facebook é a rede social com o maior número de perfis entre os manauaras, apenas 20,9% da população afirma não possuir conta na plataforma. É o que aponta pesquisa Action realizada no mês de julho de 2025, para avaliar a frequência de uso das redes sociais que contou com 1.595 entrevistados residentes na área urbana de Manaus com 16 anos ou mais. Foram analisadas as principais redes sociais disponíveis a usuários no mundo inteiro. Destacam-se quatro pela intensidade de maior uso.
A frequência de acesso ao Facebook também é significativa em Manaus: 37,6% dos entrevistados utilizam plataforma várias vezes ao dia. As faixas etárias entre 25 e 34 anos e entre 35 e 49 anos lideram esse hábito de uso intenso. Já os indivíduos com 50 anos ou mais e com escolaridade até o ensino fundamental, representam o grupo com maior ausência na rede.
O Instagram é a rede social mais acessada diversas vezes ao dia, por 45,6% dos entrevistados. No entanto, segundo a pesquisa, essa frequência tende a diminuir conforme aumenta a faixa etária. Usuários com ensino superior e renda familiar acima de cinco salários mínimos são os que mais acessam a plataforma diariamente. Por outro lado, pessoas com 50 anos ou mais e escolaridade até o ensino fundamental representam o grupo com maior ausência de perfil na rede.
O TikTok, popular entre os jovens, ainda distante dos mais velhos e já conquistou quase metade da população manauara: 47% dos entrevistados afirmam ter perfil na plataforma. Entre esses usuários, 24,9% acessam o aplicativo várias vezes ao dia. O uso intenso é especialmente comum entre jovens de 16 a 24 anos, faixa etária que lidera em frequência de acesso. Esse engajamento, no entanto, diminui conforme a idade avança e diminui a escolaridade.
O Kwai já conquistou uma parcela significativa da população manauara: 32,6% afirmam possuir perfil na plataforma. Entre esses usuários, 17,3% acessam o aplicativo várias vezes ao dia, demonstrando um nível elevado de engajamento. A faixa etária entre 35 e 49 anos lidera em frequência de uso, sendo o grupo que mais acessa o Kwai diariamente. Por outro lado, a maior proporção de não usuários está entre pessoas com ensino superior e renda familiar acima de cinco salários mínimos.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário