Conecte-se conosco

Amazonas

Exportador de castanha para cinco continentes é eleito o Industrial do Ano no Amazonas

Frank Benzecry lidera o grupo empresarial, iniciado em 1936 por seu pai Isaac, a I. J. Benzecry, um dos mais tradicionais da região Norte do País.

O presidente do Grupo Ciex – Comércio, Indústria e Exportação Ltda, Frank Benzecry, vai receber o título de Industrial do Ano de 2023 do Amazonas em sessão especial a ser promovida pela Federação das Indústrias do Estado (Fieam) no dia 19/05 no salão de eventos do Seis Clube do Trabalhador.

Benzecry lidera o grupo empresarial, iniciado em 1936 por seu pai Isaac, a I. J. Benzecry, um dos mais tradicionais da região Norte do País, que em 7 de novembro de 1944, após mudanças em seu quadro social, recebeu o nome de Ciex e assumiu os ativos e passivos da empresa pioneira, cujas atividades industriais e comerciais focam os produtos amazônicos, sendo a castanha-do-brasil o carro-chefe da empresa.

O Grupo Ciex consolidou-se no mercado nacional e internacional, atuando em diferentes segmentos por meio de suas empresas, sendo a Ciex Indústria, voltada para o mercado de produtos amazônicos, a Jutal – Indústria de Juta, produtora de materiais derivados da malva e juta, e a CiexLaghi, empresa da área da construção civil.

De acordo com o empresário Frank Benzecry, a Ciex exporta castanha para os cinco continentes, além de atender o mercado nacional, como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Anazonas e Distrito Federal.

Frank Benzecry é amazonense, tem 81 anos, casado com Cley e pai três filhos, avô de sete netos e com cinco bisnetos. É membro da diretoria da Fieam e presidiu por vários mandatos o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Manaus, hoje comandado pelo filho Davis Benzecry.

A Jutal – Indústria de Juta S/A é uma das paixões do empreendedor. “O maior negócio é a juta, mas com a pandemia a fábrica sofreu queda de produção, aos poucos estamos retomando a normalidade das atividades”, revela o empresário.

A Jutal produz desde 1970 embalagens em fibras naturais e tem atualmente entre seus principais clientes os produtores de café do Sudeste do país, especificamente de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. A empresa de tecelagem tem capacidade instalada para produzir 320 toneladas de manufaturados mensais.

Também serão homenageados na mesma solenidade o Microindustrial do Ano 2023, Jorge Neves, sócio fundador da Warabu Chocolates; a empresa exportadora de 2022, Recofarma Indústria do Amazonas; e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial Moysés Israel.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =