Conecte-se conosco

Amazonas

Epidemiologista explica preocupação de professores com o retorno das aulas 100% presenciais em Manaus

O epidemiologista disse que “entre os trabalhadores de educação vacinados, somente 60% tem a segunda dose ou completou o esquema.

O epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Amazônia( Jesem Orellana disse, nesta segunda-feira, que os dados de coberturas vacinais (primeira dose, segunda dose ou dose única) “são deploráveis para menores de 60 anos e entre alunos do Ensino Fundamental I e II, bem como do Ensino Médio é simplesmente zero”, em Manaus.

Ele respondeu à pergunta: porque os professores estão tão preocupados com o início das aulas 100% presenciais em Manaus? “O motivo é simples. Precaução sanitária e preservação da vida. No entanto, estes aspectos estão longe de preocuparem o Governador Wilson Lima e o Prefeito de Manaus, David Almeida”.

De acordo com o Orellana, apesar da força da transmissão comunitária do Sars-Cov-2 não ser tão alta, de as internações e mortes estarem caindo consistentemente em Manaus, “precisamos lembrar que estamos em transmissão comunitária da temida variante Delta, fortemente associada a limitar o efeito protetor dos imunizantes em pessoas que tomaram apenas uma dose e de se espalhar muito rapidamente, tanto entre não vacinados como em vacinados”

O epidemiologista disse que “entre os trabalhadores de educação vacinados, somente 60% tem a segunda dose ou completou o esquema, sendo que boa parte dos vacinados com a segunda não ultrapassou os 14 dias após a D2 (segunda dose), quando de fato é possível usufruir o efeito individual máximo da vacina contra a Covid-19”.

“Entre os adolescentes de 12 a 14 e de 15 a 17 anos, somente 34,8% e 36,7%, tomaram a primeira dose, respectivamente. Portanto, estão muito longe de se beneficiarem do efeito protetor do esquema completo. Infelizmente, estamos assistindo a mais uma imprudência sanitária e podemos estar não apenas dando chances para a Delta se disseminar fortemente como para novas e terríveis mutações do Sars-COV-2”, informou.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 8 =